Foto de capa da notícia

36º Batalhão da Polícia Militar de Limeira é o primeiro do estado de São Paulo a ter usina de energia solar

Em Limeira, além do 36º Batalhão da Polícia Militar, a concessionária já instalou o sistema de energia solar em três campi da Unicamp, em oito escolas municipais e no prédio do Tribunal de Justiça. A geração de energia desses 13 sistemas é capaz de abastecer cerca de 5.200 residências por um mês

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa19 de junho de 2024- O sistema solar fotovoltaico instalado pela Neoenergia Elektro no 36º Batalhão da Polícia Militar de Limeira em outubro de 2023 foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira (19), durante solenidade conduzida pelo Tenente Coronel da Polícia Militar, Alexandre Luiz Bergamasco Pedro. O sistema instalado nos prédios do batalhão tem potência de 100,44 kWp e, nos últimos sete meses, já gerou cerca de 100,4 MWh, o que representa 85% do consumo do batalhão.

O novo sistema permite que toda a demanda de energia elétrica seja suprida e o excedente produzido injetado na rede de energia elétrica da Neoenergia Elektro. Além do 36º Batalhão da Polícia Militar, a concessionária já instalou o sistema de energia solar em várias instituições de Limeira, como nos três campi da Unicamp, em oito escolas municipais e no prédio do Tribunal de Justiça. Ao todo, a geração de energia desses 13 sistemas é capaz de abastecer cerca de 5.200 residências por um mês.

O sistema fotovoltaico é abastecido por uma fonte inesgotável de energia elétrica, uma vez que a produção é a partir da irradiação da luz solar, podendo ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade produzida. Entre as suas vantagens, estão a redução de perdas por transmissão e distribuição de energia, já que a eletricidade é consumida onde é produzida; baixo impacto ambiental; fornecimento de maiores quantidades de eletricidade nos momentos de maior demanda, aumentando assim a geração elétrica necessária em determinado ponto ou edificação.

A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da distribuidora, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Tão importante quanto a economia gerada à instituição, a iniciativa da Neoenergia Elektro estimula o uso consciente e limpo da energia elétrica e ajuda na redução das contas públicas”, destaca a supervisora de Eficiência Energética da Neoenergia Elektro, Daniela Souza.

A iniciativa está alinhada e faz parte do compromisso da Neoenergia Elektro com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de 17 temas e 169 metas para o alcance de um mundo mais sustentável, conforme determinado pela Assembleia Geral das Nações Unidas da ONU. A instalação de painéis fotovoltaicos está diretamente ligada à ODS 7, que visa contribuir com uma energia acessível e limpa

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login