Foto de capa da notícia

Aves causam 7 vezes mais incidentes que pipas em rede elétrica

Os números de acidentes na rede elétrica provocados por pássaros, como o que ocorreu nesta semana em Limeira, são 7 vezes maiores do que os números de acidentes com pipas. Os dados de 2023 foram divulgados pela concessionária que administra a distribuição de energia elétrica em Limeira, a pedido da Gazeta. Segundo a Neoenergia Elektro, nos 12 meses do ano passado, foram 137 casos em que pássaros causaram acidentes na rede da concessionária. No mesmo período, foram 19 casos envolvendo pipas. Os dados são referentes à zona urbana da cidade.

O brinquedo sempre foi alvo de campanhas de conscientização por parte da empresa pelos danos que podem ocorrer, tanto na pessoa que estiver manuseando o brinquedo como para a rede de energia elétrica,  caso a linha toque nos fios. “Neste caso, temos como fazer campanhas para chegar ao público que pode causar o problema, diferente do que ocorre com as aves”, disse o gerente regional da empresa, André Fernandes.

Segundo o representante, as novas linhas de transmissão, que estão sendo gradualmente instaladas, já contam com um sistema de proteção contra pássaros. Um sistema de proteção contra esse tipo de incidente também já está sendo instalado nas subestações da concessionária, onde a consequência de um acidente afetaria bem mais pessoas. “Daqui a um tempo, talvez a gente tenha uma segurança maior contra acidentes com aves”, frisou.

O caso que ocorreu em Limeira na semana passada é incomum, segundo o gerente. Normalmente, a descarga mata a ave, mas o cabo não é rompido. Neste caso, o transformador desliga por causa do curto circuito. A constatação da causa do acidente é feita pelo técnico, quando ele é acionado ao local e encontra a ave perto da rede. Fernandes lembrou ainda de um caso ocorrido em outra cidade atendida pela concessionária em que um urubu causou o rompimento do cabo, causando o desligamento da rede perto de um hospital. “É menos comum o rompimento do cabo, mas acidentes deste tipo ocorrem”, afirmou ele.

ACIDENTE
Na terça-feira passada, um gavião causou o rompimento de um cabo da rede de alta tensão, no cruzamento das ruas Dr. Alberto Ferreira e Carlos Gomes, no Centro. Por volta das 5h20, a ave pouso nos fios energizados com 13.800 volts e causou um curto circuito. A tensão foi tão forte que o cabo se rompeu. O animal foi encontrado morto embaixo dos fios, perto do local do rompimento.

Um homem que passava pelo local chegou a tomar uma descarga elétrica. Ele relatou a familiares que ouviu o estouro e que, quando viu o cabo vindo para cima dele, correu. Ele relata ter perdido as forças nas pernas, mas conseguiu se afastar do cabo. No entanto, sofreu queimaduras nas pernas e nos braços. O homem foi socorrido e passou por atendimento médico.

O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Departamento de Trânsito foram chamados para atender o caso. O desligamento da rede afetou a distribuição de um sistema semafórico instalado próximo do local, duas escolas, um supermercado, uma lanchonete e um centro de compras. Por volta das 10h40, a energia foi restabelecida totalmente pelos técnicos.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login