Foto de capa da notícia

Roubos de veículos caem 57% em maio, diz SSP

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP), divulgados durante esta semana, mostram que a ação efetiva das forças de segurança e a prisão de suspeito de roubos em Limeira, fizeram com que os números de roubo a veículos na cidade em maio diminuíssem 57%, em comparação ao índice registrado em abril. Segundo o portal da pasta estadual, dos 54 roubos de veículos em abril, a cidade passou para 23, em junho, o que representa o número mais baixo desde setembro do ano passado, quando 21 veículos foram levados mediante ameaça à vítima.

Recentemente, a Gazeta publicou uma reportagem sobre as prisões realizadas pela Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar em Limeira. De acordo com as informações fornecidas pela Força Tática do 36º BPM/I, a companhia de policiamento especializado foca, desde o início do ano, o trabalho para combater os roubos de veículos. Em uma ação integrada junto à Polícia Civil, em 14 de abril, os policiais militares prenderam cinco integrantes de uma associação criminosa que roubava veículos na cidade, principalmente camionetes.

O trabalho de inteligência das corporações e de investigação da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), comandada por Leonardo Burger, possibilitou que dois deles estivessem com mandados de prisão expedidos pela Justiça. A partir desta prisão, a cidade teve uma queda nos registros deste tipo de crime. Paralelo a isso, a Gazeta trouxe registro de prisões de pessoas envolvidas com roubo de veículos, realizadas pelo policiamento territorial e por agentes da Guarda Civil Municipal.

Essas ações fizeram com que o número de autos de prisões em flagrante delito lavrados na cidade em maio, subisse de 60 para 71 em maio, em comparação a abril, segundo estatística divulgada pela pasta. As forças de segurança da cidade não prendiam tanta gente em um mês desde abril de 2021, quando foram autuadas o mesmo número de pessoas. Ao todo, as forças de segurança já levaram para a cadeia, 405 pessoas nos cinco primeiros meses de 2023, sendo 367 maiores e 38 adolescentes.

Leonardo Bruger, titular da unidade especializada da Polícia Civil, ressalta a importância da produção de provas para a responsabilização dos suspeitos. Em nota, ele afirmou que “a redução dos índices de roubos na cidade de Limeira demonstra a importância da investigação policial e formação estruturada de provas, por meio do inquérito policial, justamente com o escopo de prover o Poder Judiciário com os elementos necessários para que os criminosos possam ser inseridos no cárcere, por tempo compatível com a gravidade dos delitos praticados. A título de exemplo, ressalto que um dos autores dos roubos de caminhonetes ocorridos naquele mês está sendo responsabilizado pela prática de cinco delitos de mesma espécie,  podendo ser condenado a uma pena de mais de 30 anos de prisão.”

DEMAIS CRIMES
Os demais crimes patrimoniais apresentaram estabilidade ou um ligeiro aumento. O número de furtos em geral (exceto veículos) se manteve em 269 em maio, mesmo índice registrado em abril. O furto de veículo subiu de 68 para 70 e o roubo em geral aumentou de 70 registros em abril para 78 em maio.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login