Foto de capa da notícia

Limeira tem registro de mais de 3 presos por dia

Números da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, publicados no portal da Pasta, apontam que de janeiro a abril de 2023, as forças de segurança do município prenderam, juntas, 402 pessoas. Os números englobam os casos de flagrante ou ordem judicial tanto de menores quanto de maiores de idade.

Os dados indicam que 29 menores foram apreendidos cometendo ou logo após cometer infrações. Outros 10 foram levados para a Fundação

Casa, por ordem judicial, mediante expedição de mandado de busca e apreensão. No caso dos maiores de 18 anos, foram 363 prisões, das quais, 280 em flagrante. Os 83 restantes tiveram suas prisões determinadas pelos representantes do Poder Judiciário.

FLAGRANTES
A Gazeta pediu às forças de segurança do município um levantamento dos casos de flagrantes registrados por cada uma delas. Oficialmente, a GCM não respondeu aos questionamentos, mas uma fonte ligada à Secretaria de Segurança Pública indicou que a maioria dos casos das pessoas presas pela corporação foi por tráfico de drogas, seguido de descumprimento de medida protetiva, violência contra a mulher, furtos e roubos.

As três Companhias da Polícia Militar que atuam em Limeira (1ª, 5ª de Força Tática) enviaram respostas. No caso da Força Tática (FT), equipe de policiamento especializado, a maioria das prisões foi referente à subtração de veículos. A Companhia, que é comandada pelo capitão Hamilton, realiza algumas operações em conjunto com a Polícia Civil. Em 14 de abril, um trabalho conjunto entre FT e DIG levou para a cadeia, de uma só vez, cinco pessoas, acusadas da participação de diversos roubos na cidade.

Das outras duas companhias, os casos são bem variados, com uma pequena predominância para casos de furtos e tráfico de drogas. Conforme a Gazeta mostrou na semana passada, os mesmos dados da SSP/SP mostram que os números patrimoniais têm variado ao longo dos últimos meses. Em abril, por exemplo, houve queda no número de furtos, mas aumento nos roubos. Em março, por outro lado, o índice que apresentou queda foi o crime com o uso da violência. No terceiro mês do ano, os números de furtos aumentaram, em média, 45%. Os dados são comparativos sempre ao mês imediatamente anterior.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login