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Jovem morre ao capotar veículo na Limeira - Mogi Mirim

Limeira registrou sua 18ª morte no trânsito, em 2023, na madrugada de ontem. O acidente matou o jovem Hawan Goivinho, de 21 anos, no quilômetro 100 da Rodovia Doutor Engenheiro João Tosello (SP-147) , que liga Limeira a Mogi Mirim, no Bairro do Ferrão. Goivinho foi projetado para fora do veículo, depois de o Uno Way vermelho, com placas de Limeira, que ele conduzia, capotar.

Segundo apurado pelos policiais militares rodoviários, o rapaz seguia sentido Mogi Mirim, quando perdeu o controle do carro, ao chegar na curva, próxima ao acesso ao Jardim Nova Limeira. Provavelmente, sem o cinto, a vítima teve o corpo projetado a metros de distância do carro e não sobreviveu. Socorristas da concessionária e do Samu estiveram no local, mas não havia o que fazer.

O rapaz usava uma pulseira, típica de quem frequenta festas. Embora o acidente tenha ocorrido no início da madrugada, familiares de Goivinho só foram localizados durante a manhã e foram encaminhados à delegacia. Uma corrente, telefone, dinheiro e a carteira da vítima foram apreendidas pelo delegado Dimas Custódio, que registrou o caso como morte suspeita.

O corpo de Hawan foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para passar por exame necroscópico. Ele, que era casado e pai de um filho, será sepultado às 10h de hoje, no Cemitério Parque, com o velório ocorrendo no Monumental Bom Pastor de Limeira.

CINTO DE SEGURANÇA
A morte de Hawan é a segunda nesta semana na microrregião de Limeira causada pela falta do uso do cinto de segurança. Na última segunda-feira, a jovem Gabrielly Cristina Alves, também de 21 anos, foi lançada para fora do Fiat Freemont depois que o veículo capotou na rodovia Limeira - Iracemápolis. O condutor do carro, um ex-companheiro da moça, saiu sem ferimentos graves.  Na manhã de ontem, uma pessoa morreu na rodovia Dom Pedro, em Campinas, depois de ser arremessado para fora da camionete que ocupava. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, a vítima também não usava o dispositivo.

O uso do cinto de segurança passou a ser obrigatório em 23 de setembro de 1997, com a entrada em vigor do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo o artigo 167, a não utilização em vias urbanas e rodovias é considerada grave, com multa de R$195,23 e cinco pontos na CNH do condutor. Segundo estudo da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), o uso do cinto no banco da frente reduz em 45% as chances de lesões graves em acidentes e, nos bancos de trás, os passageiros ficam até 75% mais seguros (dados válidos para o cinto de 3 pontos).

Por isso, a utilização do cinto de segurança é indispensável, seja qual for a ocasião. Os cintos de segurança são o principal instrumento de segurança para evitar danos de maior gravidade e até a morte em casos de acidentes. Para a proteção tanto do motorista quanto dos demais ocupantes do veículo, é importante utilizar o cinto de segurança em qualquer circunstância em que o automóvel estiver em movimento.

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