Foto de capa da notícia

Bairros da região do Pq. das Nações sofrem com furto de hidrômetros

Levantamento feito pela concessionária responsável pelo abastecimento de água, feito a pedido da reportagem, mostrou que uma região de quatro bairros de Limeira sofreu com 25 casos de furtos de hidrômetros, desde a última quinta-feira, feriado de Corpus Christi. Nos primeiros 11 dias de junho, a concessionária também já contabilizou 45 furtos, ou seja, média de 4 por dia.

Para se ter uma ideia da aceleração de casos, os registros de junho praticamente equivalem aos furtos dos 12 meses de 2020, quando foram registrados 55 hidrômetros levados por bandidos. Em 2021 todo, o número cresceu para 138, praticamente o mesmo número de furtos registrados em 5 meses e 11 dias de 2023 (135 até anteontem). Os crimes ocorreram, em sua maioria, nos bairros Jardim Ibirapuera, Santina, Parque das Nações e Novo Mundo.

Além do hidrômetro (medidor) propriamente dito, os marginais têm danificado todo o conjunto, que é formado pela tubulações, registro e cotovelos de bronze. Imagens levantadas pela concessionária mostram que os marginais chutam o conjunto, danificando a tubulação e arrancam todas as peças. Com isso, forma-se um grande vazamento de água, pois a rede pública está pressurizada. “Na maioria dos casos, os bandidos agem de madrugada, o que faz com que a água fique vazando, por horas, até que o cliente perceba e chame a concessionária”, alegou Aline Zambon, coordenadora de manutenção de redes da concessionária. “Não dá pra afirmar quanto de água que se perde, mas é uma quantidade significativa”, alegou ela.

ORIENTAÇÃO
A orientação da concessionária é para que, assim que o cliente perceba o furto do material, avise a empresa imediatamente e registre um boletim de ocorrência. A comunicação à Polícia Civil é fundamental para que o cliente não tenha que arcar com os custos da vistoria e instalação do equipamento.

A concessionária ainda pede para que as pessoas instalem a caixa padrão, o que poderia dificultar a ação dos marginais. “Em quase a totalidade das vezes, as equipes de reparo percebem que o hidrômetro furtado fica desprotegido. E é responsabilidade do cliente zelar pelo hidrômetro. É importante que o cliente instale a caixa padrão, pois iria proteger melhor o hidrômetro”, ressaltou a porta-voz da empresa. A obrigatoriedade é apenas para que o conjunto fique no limite entre o passeio público e a entrada do lote do cliente.

ESTRATÉGIAS
A empresa ainda comunicou que deve pedir ajuda ao Poder Público para que aumente o patrulhamento na região indicada como a de maior incidência de casos. “Além de isentar o cliente, o boletim de ocorrência deve servir para alertar as autoridades de segurança sobre a existência de um problema”, alegou a coordenadora. A médio e a longo prazo, os casos devem diminuir, pois o fabricante do equipamento tem diminuído a quantidade de metal nos hidrômetros. 

A suspeita da empresa é que os furtos estão ocorrendo para a venda do material usado na montagem do equipamento. “A gente precisa descobrir também quem são os receptadores deste material”, alegou a porta-voz. Segundo ela, cada equipamento tem um número único de série e a logomarca da empresa gravados. Com isso, segundo a empresa, o trabalho de identificação do equipamento, caso seja localizado, fica facilitado. 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login