Instagram continua sendo usado para aplicar golpes
Um alerta para pessoas que têm conta na rede social de troca de fotos, Instagram. Nos últimos dias, pelo menos, 4 limeirenses foram lesados e tiveram seus nomes envolvidos em estelionatos, por terem suas contas invadidas por hackers e golpistas. A dinâmica é sempre a mesma; a conta é invadida e os larápios colocam produtos inexistentes a venda, por um preço abaixo do normal. AÍ, é só esperar o contato de uma potencial vítima, atraída pelo valor do produto que quer comprar.
Foi o que aconteceu com um ajudante de padeiro, de 22 anos, que imaginou estar comprando uma TV de 65 polegadas por R$1,1 mil. O anúncio estava em um perfil da rede social de um conhecido seu. Após algumas transferências, via pix, a vítima percebeu que havia sido enganada.
Ainda no final de semana, procurou a delegacia, uma mulher, de 34 anos, alegando ter sido alertada por uma conhecida que seu perfil na rede social estava anunciando produtos a serem vendidos. Ela tentou entrar no perfil, mas descobriu que a senha tinha sido trocada. Em seguida, a mulher ainda disse que começou a receber diversas mensagens de pessoas que diziam ter comprado produtos e não os receberam.
Procurado, o Instagram afirmou que dispõe de mecanismos de segurança para detectar a ação de invasores e impedir o acesso destes a contas, bem como recursos para proteger a segurança dos usuários. Em nota, a empresa reforçou a importância de desconfiar de publicações que oferecem bens e serviços por preços baixos e orientou os usuários a denunciarem posts e contas suspeitas.
A rede social compartilhou instruções para manter a conta segura. Entre elas estão ativar a autenticação em dois fatores e não compartilhar links ou códigos de acesso recebidos do Instagram por SMS ou WhatsApp. O Instagram também pede aos usuários para verificar se o número de telefone e e-mail estão atualizados no aplicativo. Segundo a empresa, esses dados permitem tentar a recuperação do acesso à conta, mesmo que as informações tenham sido alteradas por um hacker.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login