Foto de capa da notícia

Feminicídios caem, mas latrocínios voltam a ocorrer em 2021

Levantamento feito pela Gazeta ao longo do ano passado, apurou que Limeira registrou 11 mortes violentas em 2021. As informações são colhidas durante o acompanhamento diário feito pela reportagem em delegacias da cidade. Foram, ao todo, nove casos de homícidio, dois deles com a qualificadora de feminicídio (quando o crime é cometido contra a mulher pela condição de gênero dela), e dois latrocínios. A "boa" notícia é que os casos, em sua maioria, já foram elucidados pelas forças de segurança. Das 11 mortes, sete já estão parcial ou completamente resolvidos.

LATROCÍNIO
Após 1 ano e oito meses do último caso, ocorrido em agosto de 2019, contra um comerciante, de 56 anos, morto na porta de casa, no Jardim Campo Verde, Limeira voltaria a registrar um caso de roubo seguido de morte, no começo da manhã do dia 16 de abril de 2021, contra o professor Jorge Luís de Almeida, de 55 anos. Naquele dia, a cidade acordaria assustada com a notícia de que um marginal em fuga atirou contra a cabeça do professor, que levava o filho na escola. O carro que a vítima conduzia ficou desgovernado e bateu contra o muro de uma residência, da avenida Pedro Zacarias, no Jardim Nova Itália. O garoto presenciou o crime, mas não se feriu.
Horas mais tarde, dois suspeitos do crime morreriam em confronto com o Baep (Batalhão de Ações Especiais), tropa de elite da PM na região, em uma casa do Bairro da Geada. Eles foram identificados e localizados graças ao trabalho de inteligência das forças de segurança do município. Mas, esse não seria o único caso deste tipo de crime que ocorreria no ano passado em Limeira.
Quatro meses e meio depois, em 2 de setembro de 2021, praticamente no mesmo horário, Limeira, novamente, acordaria com a notícia de mais um crime cruel, desta vez cometido contra o empresário Celso Seige Okada, de 60 anos, dentro da lotérica da vítima, na rua Pedro Elias, no Jardim Vista Alegre. Um ladrão, posteriormente identificado como um rapaz, de 21 anos, invadiu o estabelecimento no momento em que Okada abria a lotérica. Houve uma tentativa de reação por parte da vítima, que terminou baleada no peito e não teve chance de socorro. Neste caso, o rapaz seria preso em Pernambuco, meses depois do crime, tentando apresentar documento falso em uma abordagem policial.

FEMINICÍDIOS
Outros dois casos que também foram resolvidos, de uma forma ou de outra, foram os dois feminícidios ocorridos em 2021. Em 15 de abril, Adriene Pereira Mota, de 25 anos, foi encontrada morta dentro do apartamento que morava com o companheiro, de 21 anos. Foi ele quem alertou a irmã que a moça estava morta, dentro do apartamento. Segundo a Polícia Civil, ambos teriam discutido e ele aplicou uma "gravata" nela, que lhe causou uma asfixia mecânica, dada como a causa da morte. O suspeito teria ficado ainda pelo menos duas horas em casa após a morte da mulher, arrumando malas para fugir da cidade, o que caracteriza omissão de socorro. Ele foi preso por policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Limeira no dia 2 de maio, em uma casa em Elias Fausto. O rapaz foi pronunciado pela Justiça e espera o julgamento, em tribunal de júri, preso.
O outro feminicídio vitimou Samara Schutz Cândido, de 35 anos, na noite do dia 16 de maio, no Jardim Boa Esperança. Não há confirmação, mas a discussão que terminou no esfaqueamento da vítima, pode ter começado por conta de uma discussão sobre futebol. Naquele dia, o São Paulo havia se sagrado campeão paulista, ao vencer o Palmeiras na final. A vítima apresentava quatro ferimentos. O suspeito ficou no local esperando a chegada da PM e se entregou. Feliciano Rodrigues Cândido Neto teve a prisão preventiva decretada pela Justiça, mas apareceu morto dentro da cela onde estava em Tremembé, no dia 4 de junho. A suspeita é de suicídio.

DEMAIS CASOS
Assim como em 2019, Limeira voltou a registrar um homicídio no dia 1 de janeiro de 2021. Uma briga entre irmãos terminou na morte de Natanael Ferreira da Silva, na frente da casa da família, no Parque Nossa Senhora das Dores. Foi a própria mãe que denunciou o suspeito do crime. Pouco mais de uma semana depois, no dia 10 de janeiro, Noelia Carlos de São José, foi encontrada morta dentro de casa. Ela havia tido uma discussão, na noite anterior, com uma vizinha, por conta de som alto. Testemunhas disseram que viram a suspeita entrando na casa da vítima. Em março, no dia 28, Luís Paulo Gonçalves, de 33 anos foi encontrado morto dentro do banheiro da casa dele, no Jardim Novo Horizonte, com marcas de agressão. Ele morava sozinho. A casa estava com sinais de luta e marcas de sangue.
Em 15 de maio, uma discussão por conta de uma dívida terminou em tragédia, no Parque Nossa Senhora das Dores. Alan Antonio da Silva, de 29 anos, era dono de uma lanchonete e teria ido tirar satisfação com um cliente armado com uma garrafa e acabou morto com uma facada no peito. Em outubro, mais uma morte no Jardim Novo Horizonte. Carlos Freitas dos Santos, de 38 anos, conhecido como "Sebinho", foi morto pelo ex companheiro de uma moça, de 27 anos. Sebinho e a moça foram flagrados fazendo sexo e foi espancado até a morte pelo suspeito, preso em flagrante.
Os dois últimos casos, a Polícia Civil ainda tenta esclarecer as circunstâncias. José Marcos Braga da Costa, de 45 anos, foi encontrado morto em uma estrada rural do bairro do Tatu, durante a manhã do domingo, dia 7 de novembro. Segundo o patrão, Costa vestia a mesma roupa que usava no dia anterior, quando foi deixado por ele, em um bar perto de casa. O que a polícia tenta elucidar é se o caso pode ser considerado como latrocínio, já que os R$ 1,4 mil que o patrão disse ter entregue ao rapaz no sábado, não foram encontrados.
A última vítima de homicídio do ano, também foi morto por espancamento. Wagner Rogério da Silva, de 39 anos, foi morto após uma briga na porta de uma choperia do centro. Imagens de câmera de segurança ajudam a Polícia Civil a entender o que aconteceu. O inquérito ainda está em andamento no 1º Distrito Policial (DP) de Limeira.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login