Agentes de trânsito registram ocorrência após ameaças
Seis agentes de trânsito, vinculados à Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Limeira, procuraram a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Limeira para registrar um boletim de ocorrência contra responsáveis por quinze perfis da rede social Facebook, após ofensas, xingamentos, desacato e ameaça aos agentes, em função do trabalho que eles realizam, na fiscalização do trânsito na cidade.
Segundo o grupo de servidores públicos, eles estão representando a classe, que conta hoje com dezenas de agentes. Eles ainda relataram ao delegado que não são raras as vezes que pessoas incitam outras a cometerem agressões verbais e físicas contra os agentes e disseram ainda que sentem temerários com relação a integridade física de todos.
AMEAÇAS
Não é a primeira vez que a reportagem recebe reclamações dos agentes neste sentido. Recentemente, um deles, que pede anonimato, procurou a equipe para falar que foi ameaçado de morte por um motociclista, que avançou o sinal vermelho. Com a moto sem placas, o condutor ainda fez um gesto semelhante a de uma arma e apontou para o servidor.
"Parece que eles fazem de propósito. Passam, xingam, desafiam e quando você vai advertir, ainda sobra a ameaça", disse o servidor. Quando há possibilidade e cometimento de infração, a multa é lavrada, mas muitos estão com as placas adulteradas ou sem placas. Como o modelo Mercosul não tem lacre, os motociclistas estão preferindo esse tipo de emplacamento para transitar sem nenhuma identificação. O artigo 230 prevê multa de R$ 293 e a perda de 7 pontos na carteira. A infração é considerada gravíssima e o veículo ainda vai recolhido.
VÍDEO
Recentemente, viralizou nas redes sociais um vídeo de um agente de trânsito, em cima de uma moto do departamento, mexendo em um aparelho, que parece ser o usado para inserir a multa no sistema. Olhando para baixo, ele mexe no equipamento e é acusado pelo homem que o filma de estar aplicando diversas multas. Não é possível identificar o agente, mas colegas de trabalho afirmaram à reportagem que ele parece estar aplicando uma única multa. "O preenchimento do aplicativo não é tão simples. Demora de 30 a 40 segundo para inserir todos os dados. Aí [imagem], ele está multando um ou, no máximo, dois motoristas", alegou um dos servidores.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login