Foto de capa da notícia

DIG atende crimes de maus tratos aos animais

A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) e o Delegado Seccional de Limeira, Antonio Luís Tuckumantel, se reuniram no mês passado, para discutir sobre a fiscalização de maus-tratos a animais em Limeira, tema que já havia siso abordado em reuniões anteriores.

De acordo com o delegado, agora, as denúncias serão centralizadas na Delegacia de Investigações Gerais (DIG), sob responsabilidade do delegado Cláudio Eduardo Nogueira Navarro. Antes as denúncias eram direcionadas aos distritos policiais, de acordo com a região da ocorrência. Agora com a centralização garantirá maior efetividade na resolução dos casos.

A melhoria no atendimento às denúncias dos casos de maus-tratos foi um pedido apresentado pela vereadora, que buscava a criação de uma Delegacia Especializada na Causa Animal. Para parlamentar, a medida garantirá maior eficácia na fiscalização e na punição.

Ela afirma que a iniciativa do delegado tem grande potencial para tornar Limeira referência na coibição aos maus-tratos e pode ser um exemplo a ser seguido por outras cidades. “Acredito que com essa centralização e uma equipe responsável pela averiguação, as fiscalizações contra os maus-tratos serão muito mais efetivas. Infelizmente, hoje ficamos com a sensação de impunidade, pois nem todos os casos são averiguados e devidamente punidos”, observa.

O delegado comunicou que as denúncias realizadas via Delegacia Eletrônica de Proteção Animal também serão atendidas pela DIG e para os casos de flagrantes de maus-tratos haverá uma diligência em atendimento a ocorrências em apoio aos fiscais do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal.

A reunião contou também com a presença da diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Josiane Silvestrini; do assessor da Secretaria do Meio Ambiente, Filipe Pereira dos Santos, e da assessora da vereadora, Elaine Rodini. 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login