Foto de capa da notícia

Entrada de bairro rural é monitorado por câmera

Motoristas que passam pelo km 1 da via Martin Lutero, no bairro dos Pires, zona rural de Limeira, estão sendo monitorados por uma câmera de segurança instalada na via, por iniciativa da associação dos moradores do Bairro dos Pires. A intenção é monitorar os veículos que entram e saem do bairro e mapear horários e dias de maior movimento. As imagens são captadas nos dois sentidos da via. Como era de se esperar, entre a sexta-feira à tarde e o domingo à noite são os dias e horários que mais pessoas circulam pela região, provavelmente, em razão das chácaras de lazer.
O equipamento foi colocado à disposição do estado para integrar o sistema "Detecta", que faz a leitura da placa e pesquisa a combinação alfanumérica no banco de Dados do Prodesp, responsável pela identificação dos veículos do Governo do Estado. Isso irá permitir que as forças de segurança tenham a informação da passagem de um veículo produto de crime. Ao constatar a passagem, o sistema alertará, inicialmente, o Centro de Operações (Copom) da PM de Piracicaba, que poderá acionar uma viatura para verificar a situação. Com a aprovação de uma lei na Câmara, na última quarta-feira, as imagens podem ser disponibilizadas também à Guarda Civil Municipal.

DADOS
A associação divulgou dados de dias atrás para a reportagem. No dia 29 de setembro, uma quarta-feira, das 7h às 8h, o equipamento registrou a maior passagem de veículos do dia. Foram 447 passagens na hora. Naquele dia, passaram pela câmera 4.134 veículos. O sábado anterior, dia 25, foi o dia que mais registrou passagem no mês de setembro, 4.790 ao todo. Da tarde da quinta para a tarde da sexta-feira, passaram pela câmera pouco mais de 2,8 mil veículos. Em pouco mais de dois meses de funcionamento, o equipamento já registrou a passagem de 68.135 veículos.

NA CÂMARA
Nesta semana, os parlamentares limeirenses aprovaram um projeto de lei do vereador Helder do Taxi (MDB). A proposta assegura aos munícipes residentes em Limeira, por meio de associações de bairro ou associações de fim específico, o direito de transferir serviços e equipamentos para a instalação de sistemas de videomonitoramento das vias públicas, por doação mediante convênio, que deverá ser firmado com o poder público, para serem integrados e operados pela administração municipal.
Helder explicou que, apesar de Limeira ter o sistema da Muralha Digital, o monitoramento é feito apenas nas entradas da cidade e em pontos estratégicos. Porém, a cidade possui mais de 200 bairros e a possibilidade de doação de equipamentos de monitoramento ou de recursos para a aquisição dos mesmos, por moradores ou comerciantes para as associações, poderá ampliar a vigilância e segurança da cidade.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login