Foto de capa da notícia

Batalhão da PM comemora 32 anos com solenidade

Uma solenidade, marcada para a manhã desta sexta-feira, celebrará os 32 anos da abertura do 36º Batalhão da Polícia Militar do Interior, com sede em Limeira. A unidade hoje é liderada pelo tenente coronel Adriano Vieira Braz, 16º comandante do batalhão, que comanda oito cidades da região. São quase 500 policiais para cuidar de uma população que gira em torno de 700 mil pessoas. Autoridades civis e militares serão homenageadas com a entrega de medalhas, e quadros de antigos comandantes serão incorporados na galeria, que fica na sala do gestor da unidade.
Para o coronel, o maior desafio no trabalho de policiamento é adotar estratégias para reduzir os índices criminais das cidades atendidas pelo batalhão. Em 2020, de acordo com Vieira, o batalhão de Limeira conseguiu atingir o menor indicador criminal na história da unidade, até pelas restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Em 2021, a intenção é manter os índices, embora o coronel entenda que seja difícil, pela atipicidade de 2020. "Mas estamos cumprindo as metas determinadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Sabemos que uma situação ou outra sempre acontece, mas no geral, estamos dentro da meta".

TREINAMENTO
Outro ponto destacado pelo comandante é o treinamento contínuo dos policiais militares. Limeira é sede de uma escola de formação de soldado, cujo a maioria dos professores são policiais de Limeira. Entre os centros de formações de policiais, Limeira sempre se destaca, como um dos melhores do Estado. "E para treinar os novos alunos, é necessário que os policiais também estejam atualizados. E isso traz uma melhora no policiamento", alegou Vieira. Para o oficial, esse treinamento contínuo reflete até na baixa letalidade policial. Desde junho do ano passado, apenas um marginal foi morto em confronto com a PM, em uma ocorrência de roubo a residência em Araras. Os dois suspeitos do latrocínio de abril entraram em confronto com policiais do Baep de Piracicaba, que é um outro batalhão.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login