Bimotor cai e mata sete pessoas em Piracicaba
A queda de uma aeronave King Air 360 turboélice, matou sete pessoas durante a manhã desta terça-feira, no Jardim Santa Rosa, zona rural de Piracicaba. O avião, um bimotor ano 2019, prefixo PS-CSM, se chocou contra um barranco e explodiu depois de cair. Não houve sobreviventes.
A bordo do bimotor estavam o empresário Celso Silveira Mello Filho, de 73 anos, a esposa, Maria Luiza Meneghel, os três filhos do casal Celso Meneghel Silveira Mello, de 46 anos, Fernando Meneguel Silveira Mello, 46, e Camila Meneguel Silveira Mello Zanforlim, 48 anos. Pilotavam o avião, na posição de piloto Celso Elias Carloni, de 39 anos e Giovani Dedini Gulo, de 24. No final da manhã, os corpos carbonizados foram retirados dos destroços e levados para o IML de Piracicaba para a liberação. Segundo as autoridades, será necessário exame de DNA para o reconhecimento formal.
A perícia criminal da Superintêndencia de Polícia Técnica Científica de São Paulo e o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) estiveram no local para determinar as causas do acidente. De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave tinha condições normais de aeronavegabilidade e com o Certificado de Verificação válido até setembro do ano que vem. O avião seria dotado de caixas pretas, o que pode facilitar a identificar as causas do acidente. Segundo apurado, a aeronave tinha passado por uma revisão na última semana e chegou ontem ao aeroporto, de onde decolou.
DESTROÇOS
A concentração dos destroços em determinados pontos mostra que o avião caiu sem tentativa de pouso. "Se ele tivesse tentado pousar teria um rastro no campo de árvores. Pela posição em que estão os destroços, aparenta ser uma queda acidental mesmo", afirmou o capitão do Corpo de Bombeiros, Bruno Gobbo. O combustível do avião se espalhou pela área de vegetação, causando um incêndio que teve de ser controlado pelo Corpo de Bombeiros.
IMAGENS
Imagens de uma câmera de segurança de um condomínio próximo ao local da queda mostra o avião perdendo altitude com as asas a 90 graus da posição normal, praticamente na vertical em relação ao solo. Na filmagem, aparece ele perdendo altitude até acabar com a explosão. Não há imagens da queda, mas é possível ver a explosão, pois os tanques estavam cheios de combustível.
Outras imagens mostram a decolagem da pista do aeroporto. Segundos depois, é possível ver a coluna de fumaça subindo e pessoas nas pistas se desesperando. Segundo o jornalista Mário Luiz, de Piracicaba, quem aparece nas imagens é o esposo da filha de Celso, que estava a bordo da aeronave. Essas imagens podem ajudar na investigação do Cenipa, que deve emitir um laudo final em cerca de 180 dias.
LUTO
O prefeito Luciano Almeida (DEM) esteve no local e decretou luto oficial na cidade por três dias. A prefeitura disponibilizou toda a estrutura pública para os trabalhos no local, com cerca de 100 envolvidos. "Pessoal muito querido, amigos pessoais. Pessoas que eu tenho um apreço muito grande e infelizmente nós tivemos essa tragédia inexplicável. É um dia muito triste para Piracicaba", relatou o chefe do Executivo piracicabano. A Raízen, empresa em que Celso era acionista, emitiu uma nota lamentando o acidente.
FOTO: 140921 - ACIDENTE BIMOTOR PIRACICABA - Carlos Gomide
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login