Foto de capa da notícia

Samu Limeira recebe novos equipamentos para agilizar resgates

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Limeira acaba de receber novos equipamentos que tornarão mais eficiente o resgate às vítimas. São dispositivos de controle de hemorragia (torniquetes e bandagem israelense) e de acesso intraósseo, destinados a médicos e enfermeiros que atuam nas unidades de suporte avançado. O investimento na aquisição dos equipamentos foi de R$ 64 mil, com recursos da própria Prefeitura de Limeira.

Segundo o médico socorrista Murilo do Carmo Rodrigues, os novos recursos representam um avanço importante no atendimento de urgência. Os torniquetes, por exemplo, permitem a contenção mais rápida de hemorragias — o que pode ser decisivo para salvar uma vida. "Com os torniquetes e a bandagem consigo parar o sangramento com muito mais agilidade", comentou.

Já o dispositivo de acesso intraósseo, uma espécie de mini furadeira que permite acessar o interior do osso, é essencial quando a via venosa do paciente está comprometida. Nesse caso, o medicamento é injetado diretamente no osso, de onde segue para o sistema vascular. "O atendimento ganha em rapidez e segurança, pois consigo atender o paciente dentro da viatura, antes mesmo de chegar ao hospital", salientou o médico.

A diretora de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Thais Helene de Souza Guedes, afirmou que os recursos são de última geração e refletem o compromisso da atual Administração Municipal com a qualidade do serviço. Todos os servidores do Samu que atuam no socorro às vítimas já estão sendo treinados para o uso dos dispositivos, informou a coordenadora do serviço, Thamara Maciel Garcia Ribeiro.

O Samu pode ser acionado pelo telefone 192.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login