Foto de capa da notícia

Artur Nogueira abre "dengário" para atendimento à população.

Artur Nogueira anunciou a abertura de um "Dengário", uma unidade exclusiva para o atendimento especializado de pacientes com sintomas de dengue. A iniciativa visa garantir um suporte médico adequado e desafogar o Pronto-Socorro (PS), diante do aumento expressivo de casos. Segundo dados do Painel de Arboviroses, a cidade tem hoje 883 casos confirmados de dengue e 149 notificações. Uma morte pela doença já foi confirmada e mais uma segue em investigação.


Os atendimentos no Dengário tiveram início na quarta-feira (02) e funcionarão todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, das 8h às 20h. Após esse horário, o atendimento será direcionado ao PS. A unidade está localizada no prédio do Centro de Especialidades, ao lado do Pronto-Socorro, na Avenida Fernando Arens.

Importante destacar que crianças e adolescentes até 12 anos com sintomas de dengue continuarão sendo atendidas na Ala Pediátrica. Além disso, os atendimentos serão mantidos nos Postos de Saúde dos bairros - para moradores com dificuldade de locomoção. 

De acordo com a secretária de Saúde, Daiane Mello, a proposta do Dengário é oferecer assistência médica aos moradores que apresentem sintomas leves da doença, como febre, diarreia, dores no corpo, dores de cabeça, vômito e vermelhidão na pele. 

"A dengue é uma doença séria e estamos acompanhando o aumento de casos na cidade. A Prefeitura está tomando todas as medidas urgentes e necessárias para conter a proliferação, e o Dengário é uma resposta para garantir atendimento rápido e eficaz, desafogando o Pronto-Socorro e cuidando da saúde da população", enfatiza.

A estrutura do Dengário conta com recepção para triagem, macas, leitos/poltronas de hidratação e todos os equipamentos necessários para um atendimento seguro e eficaz. No local, os pacientes passarão por avaliação médica, podendo ser indicados para coleta de exames e encaminhados para o tratamento mais adequado, incluindo hidratação, medicação e, se necessário, transferência para unidades de maior complexidade.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da colaboração da população na prevenção da dengue. "Os maiores focos do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências, nos quintais e locais onde há acúmulo de água parada. Por isso, é essencial que cada morador faça sua parte, eliminando criadouros e adotando medidas preventivas", alerta Daiane Mello.A Prefeitura segue monitorando a situação da dengue no município e reforçando ações para o controle da doença, com conscientização, mutirões e fumacê diários.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login