Foto de capa da notícia

Defesa Civil alerta para temporais e chuva intensa na Região

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para a ocorrência de temporais e chuvas persistentes entre a noite desta quinta-feira (29) e a sexta-feira (30), com atenção especial para a Região de Campinas, onde os volumes acumulados de chuva devem ser elevados.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a quinta-feira será marcada por características típicas do verão, com sol entre nuvens e temperaturas altas. O calor, aliado à umidade vinda do oceano e da Amazônia, favorece a formação de áreas de instabilidade, com risco de pancadas de chuva forte, raios, rajadas de vento e queda isolada de granizo.

Durante a noite e a madrugada, a formação de um sistema de baixa pressão na costa paulista deve aumentar a nebulosidade e provocar chuvas mais contínuas. Na sexta-feira, a atuação desse sistema mantém o tempo instável em grande parte do estado, com previsão de chuva ao longo de todo o dia.

Na Região de Campinas, assim como na capital, Baixada Santista, Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara e Litoral Norte, a previsão é de acumulados altos de chuva em 24 horas. Como o solo já está encharcado pelas precipitações dos últimos dias, cresce o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos, especialmente em áreas urbanas e encostas.

Diante do cenário, a Defesa Civil do Estado irá mobilizar o Gabinete de Crise de forma presencial nesta sexta-feira (30), a partir das 8h, reunindo representantes de órgãos responsáveis pela resposta a emergências. O objetivo é agilizar a atuação diante de possíveis ocorrências, como falta de energia, bloqueios de rodovias e transtornos à população.

Ainda nesta quinta-feira (29), às 10h, a Defesa Civil estadual promove reunião com representantes de todos os municípios paulistas para alinhar ações preventivas e estratégias de enfrentamento aos efeitos das chuvas intensas.

A orientação à população é acompanhar os alertas oficiais e evitar áreas de risco durante os períodos de chuva forte. Não se deve atravessar ruas alagadas ou enxurradas. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.

Fim de semana

No sábado (31), a tendência é de melhora no tempo. O sistema meteorológico deve se afastar do estado, permitindo predomínio de sol, aumento das temperaturas e sensação de calor e abafamento. À tarde, ainda podem ocorrer pancadas isoladas de chuva.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login