Foto de capa da notícia

Bairro Engenho velho sofre com apagões em Cordeirópolis

A Gazeta de Limeira recebeu relatos de moradores do bairro Engenho Velho em Cordeirópolis, que cobram um posicionamento da companhia responsável pelo fornecimento de energia elétrica diante das constantes quedas no serviço na região. Segundo os usuários, o problema se repete há anos e, apenas na última semana, resultou em quatro dias de interrupção no fornecimento.

A situação se agrava porque o abastecimento de água no bairro depende da energia elétrica. Com a falta de luz, moradores enfrentaram também a interrupção no fornecimento de água. Diante do cenário, a população organizou um abaixo-assinado com cerca de 60 assinaturas, já protocolado na Câmara Municipal. A expectativa é que, com o apoio da imprensa e do Poder legislativo, medidas concretas sejam cobradas junto à companhia de energia. Os moradores solicitam um posicionamento oficial sobre prazos para regularização, manutenção da rede e ações efetivas para a solução definitiva do problema.

Uma moradora, que preferiu não se identificar, relatou à Gazeta a gravidade da situação. A dona de casa, de 68 anos, afirmou que depende da energia elétrica para armazenar medicamentos de uso controlado e injetáveis, que necessitam de refrigeração constante. Outra moradora contou que permaneceu mais de 48 horas sem energia e sem água em casa. Segundo ela, uma chuva acompanhada de vento já causa a interrupção do serviço em toda a rua. “Nosso bairro recebeu asfalto, caixa d’água, poste de energia nos últimos anos, a prefeitura já fez sua parte, agora a responsabilidade é toda da Elektro, somos consumidores cidadãos temos o nosso direito, fora os equipamentos que já queimaram, gente perdeu geladeira, televisão, notebook de trabalhar”, desabafou a moradora.

Procurada pela reportagem, a Neoenergia Elektro enviou a seguinte nota: “A Neoenergia Elektro informa que os eventos climáticos extremos – chuvas fortes seguidas de rajadas de ventos - registrados na região de Cordeirópolis nos últimos dias provocaram quedas de árvores e arremesso de galhos e outros objetos contra a rede elétrica provocando, em alguns casos, rompimento de cabos e interrupção pontual no fornecimento de energia.  Para atendimento às ocorrências, a distribuidora ativou o Plano de Contingência e agiu de forma ágil, ampliando o número de equipes em campo e priorizando o pronto restabelecimento do fornecimento de energia. Além disso, o plano de manutenção estrutural se mantém fortemente ativo, juntamente com ações preventivas de podas de árvores próximas à rede elétrica. Essas medidas, somadas às outras em curso, visam ampliar a segurança da população e reduzir os riscos de interrupção no fornecimento em casos de temporais e ventanias”, disse.

Na tarde de ontem, uma equipe técnica esteve no bairro para a realização de reparos na rede elétrica. Os moradores, no entanto, aguardam soluções permanentes que garantam a estabilidade do serviço e evitem novos transtornos.


Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login