
Iracemápolis recebe espetáculo Resenha de Mamulengo
Protagonizada pelo multiartista nordestino Danilo Cavalcanti, a peça “Resenha de Mamulengo”, será encenada nesta sexta-feira, dia 11, às 19h30, na Praça da Bíblia em Iracemápolis. A entrada é gratuita e, visando à acessibilidade, todas as apresentações contarão com intérprete de Libras e audiodescrição.
O espetáculo Resenha de Mamulengo convida figuras tradicionais da brincadeira, como Benedito, Rosinha, Cabo 70, Cobra, Padre, Diabo, entre outros, para uma narrativa vivaz, dinâmica e criativa, construída ao vivo com o apoio da plateia, das mãos habilidosas do multiartista nordestino Danilo Cavalcanti e de um trio de músicos.
Quando assistia ao artista popular Zé Divina abrir a sua mala de mamulengos, os olhos de Danilo Cavalcanti transbordavam de emoção, esperança e propósito de vida. Não deu outra: tornou-se mamulengueiro. E mais: um dos mais reconhecidos de todo o País. A fim de causar o mesmo maravilhamento nas inúmeras plateias, o multiartista nordestino passou a percorrer o Brasil com o espetáculo Resenha de Mamulengo.
Em cartaz desde 2001, o espetáculo Resenha de Mamulengo traz à plateia de todas as idades um compilado das principais histórias e dos personagens mais célebres do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, o Mamulengo, reconhecido em 2015 como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O multiartista não está sozinho na cena. Além dos bonecos (são 22 personagens diferentes, seres reais e fantásticos), Danilo Cavalcanti conta com o apoio de um trio tradicional de músicos do Nordeste, composto por sanfoneiro, zabumbeiro e percussionista (triângulo). “É a orquestra do mamulengo. Ao mesmo tempo, em que faz a sonoplastia de toda a encenação e interage com os bonecos, o trio executa a trilha sonora do espetáculo, criada a partir de um ritmo nordestino popular, o arrasta-pé”, destaca.
A temporada do espetáculo, que integra o projeto Mamulengo Viajante: Arte nas Praças, foi contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, a partir do Edital 16/2024 - Fortalecimento das Culturas Populares e Povos Tradicionais. A produção é assinada por Bruno Peruzzi e Dani Maimoni, da MB Circo.
O multiartista premiado Danilo Cavalcanti, natural de Canhotinho, cidade localizada no sertão de Pernambuco, acumula as funções de ator, mamulengueiro, bonequeiro, artista circense e artesão. Ao todo, são mais de 30 anos vivenciando o teatro popular em suas diversas pluralidades e potencialidades.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login