Projeto Guri transforma vidas em Iracemápolis através da música
Aniversário da cidade contará com apresentação especial na noite de hoje
O aniversário de Iracemápolis terá uma apresentação especial do Projeto Guri, às 19h, na Praça Matriz. Atendendo mais de 80 alunos na cidade, o projeto oferece aulas de Canto Coral, Violão e Percussão. O ensino musical é a ferramenta escolhida para o cumprimento da sua missão de inclusão sociocultural.
A apresentação promete emocionar o público presente. A coordenadora do projeto em Iracemápolis, Rafaela Sartori de Araújo destaca que os alunos prepararam canções dos anos 80 até a atualidade e o ponto alto será o Hino de Iracemápolis. “No ensaio já percebemos a alegria dos alunos em participar dessa cerimônia e subir no palco principal das atrações. Vai marcar a vida deles fazer parte dessa história”, disse.
Ela destacou ainda que as aulas do projeto são inclusivas e que ajudam no desenvolvimento dos alunos. “A música acolhe a todos e o projeto não seria diferente. O brilho nos olhos de cada um deles ao se verem capazes de transmitir essa música para o público é o que faz a diferença na vida não só das crianças e dos adolescentes, mas dos pais e da comunidade”, destaca.
No Guri, a criança começa seus estudos aos 6 anos, na iniciação musical. É por meio de atividades lúdicas e práticas que os alunos dão seus primeiros passos. Um pouco mais adiante, meninos e meninas, estudam canto ou instrumento, além de coral, prática de conjunto e teoria musical – tudo isso por meio de aulas coletivas.
Voltado para crianças e adolescentes, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social, por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para seus alunos e alunas, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.
Além do ensino cotidiano nos diversos polos de ensino, os alunos e alunas que queiram aprofundar seus desafios artísticos podem participar dos Grupos Musicais onde, com ensaios e performances, se preparam para uma vivência cultural ainda mais ampla. Esses grupos, se apresentam em importantes espaços culturais, como teatros, CEUs, igrejas e museus.
Para participar do Guri, não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem realizar testes seletivos. Basta ter entre 6 e 18 anos incompletos, fazer a inscrição de interesse direto no polo e comprovar a frequência em escola regular. Nas aulas são trabalhados os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além de apresentar novos estilos de música e manifestações culturais, a variedade de repertório trabalhada nos polos mantém viva as raízes culturais da própria comunidade.
Para realizar a matrícula o responsável precisa ir até o Polo do Projeto Guri, na rua José Ometto, 449 (Casa da Cultura). Os atendimentos são de Quarta e Sexta das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30. Mais informações pelo (19) 98302-5123 (Whatsapp) ou pelo E-mail: polo.iracemapolis@santamarcelinacultura.org.br.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login