Prefeita Nelita Michel destaca avanços e metas para o futuro
Gazeta entrevistou a chefe do Executivo em comemoração aos 70 anos de emancipação de Iracemápolis
Em celebração aos 70 anos de emancipação política de Iracemápolis, a prefeita Nelita Michel concedeu uma entrevista, destacando os avanços e desafios enfrentados pelo município. Nelita enfatiza o progresso na saúde pública, educação, infraestrutura urbana e medidas para mitigar os impactos econômicos da pandemia. Parcerias com instituições de ensino e investimentos em infraestrutura escolar evidenciam o compromisso com a educação. Na saúde, a modernização dos serviços e a ampliação de recursos para saúde mental são prioridades. Questões habitacionais e sustentabilidade também estão entre os focos da administração. Transparência e prestação de contas são destacadas como fundamentais para o governo municipal. A mensagem deixada é de esperança e compromisso com o bem-estar da comunidade, refletindo o empenho contínuo em construir um Iracemápolis cada vez melhor.
Confira:
Iracemápolis completa 70 anos. Como avalia o progresso da saúde pública durante seu mandato? Quais são os principais desafios e conquistas nesta área?
A saúde pública de Iracemápolis, hoje, é uma saúde com muita qualidade e com uma estrutura no mesmo nível de muitos convênios por aí. Pegamos a pior pandemia da história, com o hospital praticamente sem equipamentos necessários para auxiliar os doentes e fomos atrás de equipamentos, de alternativas e de tudo que foi possível para salvar a vida de quem precisasse. Conseguimos avançar com a informatização de toda a rede, possibilitando um histórico online de cada paciente que pode ser atualizado e verificado sempre que necessário. Hoje a população pode contar com atendimento pediátrico no Pronto Socorro Municipal, para atendimento sem agendamento em casos de emergência.Firmamos diversas parcerias com faculdades da região para possibilitar um intercambio nos atendimentos como, por exemplo, em podologia com o SENAC, com enfermagem e psicologas com a UNIP e mais recentemente fechamos uma parceria com a Anhembi Morumbi Piracicaba onde firmamos a parceria para alunos de medicina atenderem na pediatria do nosso pronto-socorro.Além disso, nosso projeto de acuidade visual foi ampliado esse ano, atendendo os alunos das escolas estaduais também, além das escolas e das creches da rede municipal. Os alunos que tiverem necessidade, ganham de maneira gratuita as armações e as lentes graças a uma parceria com a empresa ArcellorMittal. Iniciamos também o atendimento com ampliação de horário em todas as unidades de saúde para conseguir ampliar os horários que as pessoas podem ir se vacinar, as mulheres podem passar pelo consulta com o ginecologista.
Com relação à educação, quais medidas têm sido tomadas para melhorar a qualidade do ensino e a infraestrutura das escolas em Iracemápolis?
Na educação podemos destacar que pela primeira vez a rede municipal de ensino conta com sistema de ensino apostilado para alunos e professores da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. O material utilizado é o Set Brasil, da editora Moderna, que também oferece uma plataforma digital para apoio pedagógico dos professores.
O kit recebido pelos alunos do ensino fundamental conta com uma agenda escolar, onde serão encaminhados avisos e bilhetes, e três apostilas para uso tanto em sala de aula, quanto para as lições de casa. Já o kit do ensino infantil conta com cinco apostilas e uma agenda escolar.Além disso, a Secretaria de Educação também investiu em Notebooks para os professores, a fim de facilitar o plano de aula e realizar as chamadas e digitalizar notas de avalições. Os itens também possuem sistema de monitoramento para a segurança dos educadores em caso de furtos.Tivemos a reforma da parte interna da escola Antônio Cândido de Camargo e a instalação da tão esperada estrutura metálica da entrada da pré-escola, a reforma do piso da escola Leontina e a pintura interna dessas duas escolas. Foram colocados novos brinquedos em todas as creches, incluindo brinquedos com acessibilidade. O prédio do Centro Comunitário do Santo Rossetti é uma das maiores obras definitivamente da nossa gestão. Foi um investimento que melhorou a segurança do bairro e deu uma nova cara pra um local que estava abandonado e que servia de foco para a dengue e esconderijo para usuários de drogas. Hoje o prédio abriga a parte administrativa da Secretaria de Educação e também a merenda escolar, economizando dois alugueis.
Em termos de obras públicas, quais os projetos em andamento e planejados para o desenvolvimento da infraestrutura urbana da cidade?
Em 2024 tivemos algumas inaugurações que tivemos a felicidade de poder proporcionar para nossa população. A inauguração da nova sede da Secretaria de Educação, o antigo Centro Comunitário Santo Rossetti é uma das maiores obras definitivamente da nossa gestão. Foi um investimento que melhorou a segurança do bairro e deu uma nova cara pra um local que estava abandonado e que servia de foco para a dengue e esconderijo para usuários de drogas. Hoje o prédio abriga a parte administrativa da Secretaria de Educação e também a merenda escolar, economizando dois aluguéis.Realizamos a ligação elétrica na represa municipal que vai resultar em uma economia de R$30 mil reais por mês em combustíveis que abasteciam o gerador que alimentava as bombas quando era necessário.A avenida Pedro Cosenza também ganhou uma cara nova com uma nova iluminação e com novas rampas de acesso graças ao investimento proveniente do Deputado Federal Alex Manente por intermédio do vereador Jean Ferreira. Outra avenida que ganhou uma cara nova é a avenida Laura Sá no Distrito Industrial, que recebeu um recape completo, ganhou uma nova pintura e melhorou muito o trânsito no local, com auxílio da verba do meu Deputado Federal Miguel Lombardi, intermediada pelos vereadores Bráulio, Ralf e Vitor. Finalizamos, após quase 10 anos, o asfaltamento da rua João Basso Filho que liga diversos bairros importantes e que tinha um alto fluxo de veículos, facilitando a vida dos moradores da região, com auxílio de verba proveniente do Deputado Vanderlei Macris, intermediada pelo vereador Claudinho Cosenza.
Qual é a situação atual da licitação para a coleta de lixo em Iracemápolis? Como a prefeitura está abordando os desafios específicos relacionados à coleta de lixo na cidade?
Estamos enfrentando a situação de cabeça erguida e da maneira que a Lei permite e exige que enfrentemos a situação. Essa empresa atual já recebeu diversas notificações e inclusive foi multada por não realizar um serviço de acordo com o contratado. Por isso estamos no aguardo e com esperança que a nova licitação, que tem data prevista para 10 de maio, venha uma empresa nova, que seja capaz de prestar um serviço adequado da maneira que a cidade merece. Para a população poder entender, a licitação ficou um bom tempo parada no tribunal de contas do estado para avaliação devido a pedido de empresas que estariam interessadas em concorrer. Por esse motivo a demora no novo processo e por isso a necessidade de renovar com a empresa atual para que a cidade não ficasse sem nenhuma coleta.Esperamos agora que a empresa vencedora do novo certame, assim que ocorrer, seja uma empresa que não prejudique nossa população e realize corretamente o serviço a qual está sendo contratada.
Sabemos que a pandemia afetou diversos setores, incluindo a economia local. Quais estratégias a administração municipal adotou para mitigar os impactos econômicos da COVID-19 em Iracemápolis, especialmente para pequenas empresas e trabalhadores autônomos?
Os principais setores afetados economicamente pela pandemia de COVID-19 em Iracemápolis foram o comércio e o setor de eventos. Por isso, a prefeitura incentivou a retomada desses trabalhadores com a realização de diversos eventos na cidade com o objetivo de fomentar a população para investir no comércio local. Além disso, trouxemos o Poupatempo e contamos com o SEBRAE Aqui para auxiliar esses empreendedores com cursos e oferecendo uma facilidade de tirar a documentação. Realizamos no ano passado a roda de negócios, onde vários empreendedores puderam fazer o chamado networking e encontrar clientes dentro da própria indústria.
Sobre a saúde mental dos cidadãos, quais são as iniciativas e recursos disponíveis para fornecer apoio psicológico e emocional à população de Iracemápolis?
A Prefeitura realiza o acompanhamento dos pacientes mais graves e que necessitam de recorrência no CAPS. Buscamos ampliar também o atendimento nos postos de saúde, com uma parceria com uma faculdade que possibilitou que os estagiários de psicologia pudessem auxiliar em casos considerados com maior necessidade de atenção. Hoje é necessário que as pessoas que precisam de atendimento psicológico, busque as unidades de saúde e consigam o encaminhamento para um profissional.Além disso, conquistamos um novo CAPS via governo federal para nosso município.
Como está a situação da habitação popular em Iracemápolis? Quais são os esforços em curso para fornecer moradia acessível e adequada para os residentes de baixa renda?
Fizemos questão de incluir no novo plano diretor, atualmente em trâmite na Câmara Municipal, a inclusão de áreas de interesse social visando justamente receber habitações de caráter popular, o que não existia antes dessa revisão que realizamos em conjunto a Secretaria de Habitação do Estado.
Considerando a preservação ambiental, quais são as políticas e ações adotadas para proteger os recursos naturais e promover práticas sustentáveis?
Nossa gestão tem realizado diversas ações afim de conseguirmos manter um desenvolvimento mais sustentável. Fizemos um cadastro dos coletores de reciclagem, afim de trazer para perto do poder público esses trabalhadores que tem um papel essencial para o destino correto dos resíduos produzidos domesticamente. Nosso setor de meio ambiente atualmente está trabalhando em um plano de arborização para nossa cidade e também da revisão do plano de saneamento. Além disso, temos provido campanhas anuais de economia de água e uso correto desse recurso tão importante. O mais importante é envolver a comunidade, como no plantio realizado pelos alunos da rede municipal de dezenas de mudas de árvores em uma região próxima ao NizaCalice.
Diante das recentes ocorrências climáticas extremas em diferentes partes do mundo, quais medidas de prevenção e preparação estão sendo implementadas em Iracemápolis?
Nossa Defesa Civil bem recentemente elaborou e apresentou a população um Plano de Contingência para desastres naturais, que define as diretrizes/procedimentos a serem seguidas em caso de alguma ocorrência na nossa cidade. Claro que torcemos para que isso nunca aconteça, mas caso venha acontecer, hoje temos diretrizes de quais pessoas, setores e órgãos são responsáveis em prestar o primeiro atendimento as vítimas, onde seriam os abrigos em caso de urgência e qual é o passo a passo após esse acontecimento, visando mitigar as perdas humanas e materiais na cidade. Esse plano envolve as esferas públicas e privadas do município afim de que todos possam contribuir em caso de necessidade, definimos ainda uma equipe multidisciplinar que fica à disposição para agir se assim for preciso. Todo esse trabalho é baseado em prevenção, resposta e reestabelecimento da normalidade o mais rápido possível.
Em relação à transparência e prestação de contas, como a administração municipal tem se esforçado para manter os cidadãos informados sobre as decisões políticas, gastos públicos e projetos em andamento em Iracemápolis?
A nossa gestão sempre se preocupou muito com transparência, divulgado sempre em todas as mídias oficias as ações, eventos e tudo que tem o interesse público. Sempre disponibilizamos tempo também para atender a imprensa de Iracemápolis e da região. Atualizamos nosso site que hoje conta com uma maior acessibilidade e com um acesso muito maior de todas as notícias, prestação de contas e também para os serviços online da Prefeitura. Montamos uma força tarefa para conseguirmos melhorar ainda mais nosso Índice de Transparência Municipal, com diversos setores contribuindo para a prefeitura notas maiores nesse tipo de avaliação.
Qual mensagem deixaria de aniversário para a cidade e seus cidadãos?
A mensagem que eu e o meu vice-prefeito Chicão deixamos nessa comemoração de 70 anos de Iracemápolis é a de esperança. Devemos sempre ter esperança e acreditar que por meio do nosso trabalho duro e do nosso esforço vamos conseguir aquilo que a gente deseja. A população pode ter certeza de que todos os dias, estamos realizando tudo com muito amor e respeito com o que é de mais interessante a população.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login