Adiamento da fábrica da GWM levanta debate sobre incentivos fiscais
O início da produção de veículos GWM (Great Wall Motors) em Iracemápolis, previsto para este mês, foi adiado para setembro deste ano. O presidente da Câmara Municipal, Valdenito de Almeida, destacou o empenho da Câmara em acelerar o projeto do "Porto Seco" para a cidade, ressaltando os benefícios econômicos que a vinda da empresa traria para a região.
Em uma recente sessão, a Câmara de Iracemápolis aprovou uma Moção de Apelo ao Governo do Estado de São Paulo e à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O objetivo é trazer o Porto Seco da empresa GWM para Iracemápolis e alterar os incentivos do IPVA para carros elétricos.
“A GWM, uma das empresas chinesas com grande potencial de crescimento no Brasil, tem foco na produção de veículos elétricos e híbridos plug-ins. Atualmente, os veículos da marca são importados pelo estado do Espírito Santo, o que não gera tributos para São Paulo nem para Iracemápolis”, explicou Valdenito.
A discussão sobre os incentivos fiscais para carros elétricos ganhou destaque após o veto integral do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Rep), a um projeto de lei que previa a isenção do IPVA para esses veículos. O veto foi justificado pelo descompasso com a produção de etanol e as perspectivas de utilização do biometano no estado.
A vinda da GWM para Iracemápolis poderia impulsionar a economia local, atraindo empresas fornecedoras de peças automotivas e gerando empregos e renda para a região. “O Poder Legislativo de Iracemápolis busca o apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa para viabilizar a chegada da GWM e implementar políticas de incentivo aos veículos elétricos, visando o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na cidade e na região”, destacou.
A empresa chinesa planeja um investimento significativo no mercado brasileiro, totalizando R$ 10 bilhões. Esse aporte será dividido em dois ciclos na fábrica localizada em Iracemápolis, com R$ 4 bilhões previstos de 2022 a 2025 e outros R$ 6 bilhões entre 2026 e 2032. Espera-se a criação de 2 mil empregos diretos até 2025.
A planta em São Paulo será equipada com um sistema de produção inteligente e terá capacidade para fabricar até 100 mil veículos por ano, gerando uma expectativa de faturamento anual de R$ 30 bilhões até 2025.
Para a empresa, a entrada no Brasil representa sua maior base de produção fora da China, visando tornar-se um centro de exportação para a América Latina. Esta fábrica será a quarta base completa de produção da montadora no mundo e a primeira fora da Ásia, complementando suas operações na China, Rússia e Tailândia.
“Nós, enquanto Câmara Municipal, temos buscado incessantemente o diálogo com a Prefeitura, compreendendo que é fundamental que as três esferas - Executivo, Legislativo e o Estado - trabalhem em conjunto para que Iracemápolis seja beneficiada com a instalação dessa grande empresa.A vinda da GWM representa uma oportunidade única para o crescimento econômico, a geração de empregos e o desenvolvimento sustentável de nossa cidade. No entanto, para que isso se concretize, é necessário o apoio e a colaboração de todos os envolvidos”, finalizou.
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