Cordeirópolis e Limeira são destaques em prêmios de alfabetização
Prêmio estadual destaca Limeirae Cordeirópolis por alfabetização
Limeira e Cordeirópolis foram reconhecidos e premiados pelo Governo do Estado de São Paulo devido aos resultados positivos na Avaliação de Fluência Leitora, parte do programa "Alfabetiza Juntos SP". A cerimônia ocorreu na Sala São Paulo, na capital paulista, durante o lançamento do programa.
Cordeirópolis se destacou entre os municípios de médio porte, com 77% de leitores nas escolas da rede municipal, sendo premiado por seu compromisso com a educação e crescimento na fluência leitora. A premiação foi realizada em duas categorias: "leitores" para cidades com destaque no percentual de crianças leitoras e "crescimento" para aquelas que mais avançaram nos resultados.
Limeira, com um índice de 76%, também foi premiada, superando a média estadual de 64%.O Programa Alfabetiza Juntos SP busca unir municípios e diretorias de ensino para atingir a meta de alfabetização de crianças até os 7 anos de idade. O evento contou com a presença de autoridades e representantes da educação, onde os municípios foram reconhecidos pelo compromisso com a qualidade do ensino e incentivo à leitura desde a Educação Infantil.
FLUÊNCIA LEITORA
Em 2023, a Secretaria da Educação implantou na rede a Avaliação de Fluência Leitora, realizada em duas edições, entre julho e agosto, e em dezembro, com resultados essenciais para balizar as ações do programa.
São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.
A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. A atividade prática permite verificar a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados a sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.
O conhecimento dos estudantes é medido por meio do aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças.Este ano, com a expectativa de implantação do Alfabetiza Juntos SP nos municípios paulistas, a previsão é que a avaliação tenha duas edições, no fim do primeiro e do segundo semestre.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login