Cidades da região são certificadas com “município verde-azul”
Limeira, Cordeirópolis e Artur Nogueira divulgaram certificações nesta semana
Limeira, Artur Nogueira e Cordeirópolis comemoraram nesta semana as certificações com o selo do Programa Município Verde-Azul (PMVA). A premiação é concedida pelo Governo do Estado de São Paulo e foi entregue no dia 19 em cerimônia no Palácio dos Bandeirante, na capital paulista.
Limeira foi certificada em 5º lugar entre municípios com população de 100 mil a 499.999 habitantes. A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, acompanhada da equipe de Educação Ambiental, participou do evento.
Segundo a Prefeitura, o município recebeu nota 94 (o máximo é 100), considerando-se diversas ações promovidas ao longo do ciclo. “É o melhor resultado da cidade em 15 anos. E isso graças ao trabalho de todo o time da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura”, comentou Simone.
Com o intuito de promover a sustentabilidade, o PMVA integra as agendas ambientais municipais com a agenda estadual. Elaborado para desenvolver e estimular políticas públicas locais, o programa trabalha: Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana e Biodiversidade.
CORDEIRÓPOLIS
A cidade de Cordeirópolis foi certificada de forma inédita. Na classificação do grupo com municípios de até 49 mil habitantes, ficou entre as 16 cidades do Estado de São Paulo, que ultrapassou os 84,5 pontos e um aumento de 260% (duzentos e sessenta por cento) entre os anos de 2011 e 2023. Cordeirópolis e Limeira foram os únicos municípios da região metropolitana de Piracicaba a receber a Certificação VerdeAzul.
O prefeito Adinan Ortolan, junto ao secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, e o presidente da Câmara, José Antonio Rodrigues, bem como suas equipes, participaram da solenidade de Certificação.
O secretário Joaquim Dutra conta que desde 2011, Cordeirópolis busca a tão almejada certificação. Apesar de todos os esforços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Município ainda não alcançava as metas pretendidas. “Os esforços foram redobrados nos últimos 7 anos e em 2023 finalmente colhemos os frutos almejados, recebemos, pela primeira vez, a Certificação do Programa Verde Azul. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à Prefeitura premiada, preferência na captação de recursos junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente”, disse.
ARTUR NOGUEIRA
Artur Nogueira informou que alcançou uma conquista histórica ao receber, pela primeira vez, o selo do Programa Município Verde Azul, consolidando-se entre as 100 melhores cidades do Estado de São Paulo e ocupando a 4ª posição na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
A Prefeitura de Artur Nogueira foi representada pela secretária de Meio Ambiente Tamiris Artuzi, pela diretora Francielly Cristine Saula e pela assessora técnica Elis Marina dos Santos.
Para o prefeito Lucas Sia (PSD), a obtenção do selo é um reflexo do comprometimento e das ações empreendidas pela cidade em prol da sustentabilidade e preservação ambiental. “Estamos extremamente honrados por conquistar o selo Município Verde Azul, um reconhecimento da eficiência e comprometimento de Artur Nogueira para com o Meio Ambiente. Estamos trilhando o caminho certo para um futuro mais verde e saudável para todos”, pontuou.
Foto Divulgação
Limeira, Cordeirópolis e Artur Nogueira receberam premiação no dia 19
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login