Foto de capa da notícia

Finados: Projeção indica crescimento de 30% na venda de flores

Com a chegada de Finados, o setor florista nutre expectativas de crescimento em comparação aos anos anteriores. Considerada uma das grandes oportunidades para esse tipo de produto, essa data faz conjunto com o Dia das Mães e o Dia dos Namorados como os pontos altos de comercialização.

 

Como costuma acontecer nessa data, a expectativa é a de que os crisântemos sejam o carro-chefe do comércio. Também são bem vendidas na ocasião orquídeas, kalanchoes, rosas, begônias, girassóis e violetas. Na região, segundo a Ceaflor, a oferta de produtos se mantém estável, quando comparada com 2022, mas representa um aumento de 30% no volume desses produtos.

 

O clima também influencia na demanda de flores. Como o calor já vem forte há algum tempo e algumas espécies anteciparam a florada, hoje aparecem outras opções para Finados, como é o caso das gérberas. “Um dos maiores desafios para os produtores são os intemperes climáticos e as mudanças na temperatura, pois isso dificulta o planejamento do plantio e o cronograma de entregas de produtos, o que acaba por impactar em preços, tanto para baixo como para cima”, comenta Antonio Carlos Rodrigues, presidente do Ceaflor.

 

Para Finados 2023, os produtores optaram por plantar e oferecer a mesma quantidade de produtos de 2022 e, praticamente, não aumentaram os preços, mas relatam que os varejistas estão comprando devagar, pois temem ficar com produtos no estoque. “No ano passado, Finados não foi bom para a floricultura por diversos fatores, principalmente porque caiu numa quarta-feira e, no fim de semana anterior, quando possivelmente haveria a maior demanda, aconteceu o segundo turno das eleições. Agora, estão cautelosos”, destaca Rodrigues.

 

Recentemente, a Gazeta trouxe uma pesquisa do Ciesp que destacou o setor de Viveiros de Mudas em Limeira e região. O segmento tem aproximadamente 125 empresas e representa 10% do Estado de São Paulo. A reportagem ouviu alguns empresários da cidade e segundo a expectativa, a data pode trazer aumento nas vendas. “Apesar da tradição vir se perdendo, as famílias mais antigas ainda fazem questão de homenagear os entes queridos. É uma data forte na cidade”, disse a comerciante Rebeca Santana.

 

CUIDADOS NAS EMBALAGENS

 

A Divisão de Controle de Zoonoses de Limeira orienta a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Para tanto, as embalagens plásticas que recobrem os vasos de flores devem ser removidas antes que eles sejam depositados nos jazigos. “O plástico acumula água da chuva, favorecendo o surgimento de criadouros do mosquito”, alerta a gerente da Divisão, Pedrina Rodrigues Costa. 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login