Foto de capa da notícia

Adinan Ortolan assume cadeira em Conselho da Federação  

 

 

Prefeito de Cordeirópolis está entre os 18 membros do conselho instalado ontem pelo presidente Lula

 

 

 

O prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan, está entre os 18 membros selecionados, em todo o país, para compor o Conselho da Federação instalado ontem pelo Governo Federal. O conselho deverá discutir temas diversos e relevantes para o país, contando com membros que representem o Governo Federal, Estados e municípios. Ortolan é o único prefeito do Estado no grupo que visa articular e pactuar estratégias e ações de interesse comum com foco no desenvolvimento sustentável e na redução das desigualdades sociais e regionais.

O Conselho da Federação foi instalado ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto. Na cerimônia, estiveram ainda o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, governadores e autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário.

Após a instalação, os conselheiros receberam a ordem do dia, com a primeira reunião do colegiado com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
Na cerimônia de instalação do colegiado, o presidente Lula afirmou que o ato representa a consagração do processo democrático. “Para o exercício da boa governança é preciso conversar com todo mundo”, disse.
Para o presidente, um problema enfrentado por uma Unidade da Federação é também um problema do Governo Federal e do Brasil. “Quando algo acontece em uma cidade é muito fácil eu dizer, do meu gabinete, que é um problema local. Não é! É também um problema nosso, porque é um problema do Brasil e cabe ao presidente da República e ao Governo Federal estarem inteirados da situação e saber o que deve ser feito em busca de uma solução. É assim que esse país tem que ser gerido”, garantiu.
“Instituído pelo Decreto nº 11.495 de 18 de abril de 2023, o Conselho da Federação tem o propósito de enfrentar os problemas dos entes federados. O colegiado tem como principal atribuição “subsidiar e promover a articulação, a negociação e a pactuação de estratégias e de ações de interesses prioritários comuns, com vistas ao desenvolvimento econômico sustentável e à redução das desigualdades sociais e regionais””, informa o Governo Federal. O Conselho é presidido pelo presidente da República.
O ministro Alexandre Padilha comentou que a instalação do Conselho irá debater temas como desenvolvimento econômico e social, integração e cooperação Interfederativa, sustentabilidade da máquina pública, fortalecimento dos estados e municípios, agenda de políticas públicas, entre outros. “Sabemos que tem muitos desafios em todas as regiões do país”, citou o ministro.

A MÉDIO E LONGO PRAZO

Segundo Adinan, serão discutidos temas diversos. “É um conselho muito importante visto que a gente está discutindo alguns aspectos como a questão da Reforma Tributária, a questão da situação financeira dos municípios e dos Estados, mas a gente também vai discutir temas a longo prazo como essa questão da mudança energética, matriz energética, do clima, melhoria de condições de saúde e de formação de professores. São temas a médio e longo prazo que iremos discutir entre União, governos estaduais e municípios”, comentou.

 

Foto Divulgação
Adinan Ortolan é o único prefeito do Estado a integram Conselho Federativo

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login