Foto de capa da notícia

Iracemápolis lidera ranking em avaliação feita pelo eSUS na região

Iracemápolis está entre as mais bem avaliadas no estado de acordo com o ranking do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. O município recebeu nota 8,16 no primeiro quadrimestre de 2023 e lidera o ranking entre as cidades de circulação da Gazeta. Limeira recebeu nota 6.34, Artur Nogueira foi avaliada em 5.74, Cordeirópolis com nota 7,57 e Engenheiro Coelho com avaliação de 5.42.    

Segundo informações da Prefeitura, o resultado aponta uma melhora de 16% da última avaliação realizada em 2022. Entre os municípios que fazem parte da DRS – 10 Piracicaba, que engloba 24 cidades da região, Iracemápolis ficou entre as 5 melhores avaliadas.

Os principais pontos de melhora entre as avaliações foram os índices de consultas de pré-natal, cuidado aos hipertensos e diabéticos, consultas odontológicas e na realização de exames citopatológico, de HIV e Sífilis. A aplicação das vacinas também foi um dos pontos que tiveram melhora. “Esse resultado vem para mostrar que estamos numa crescente e que as ações que fizemos em 2022 e no começo desse ano, resultaram em uma sensível melhora para os pacientes que buscam atendimento nas unidades de saúde”, destacou o coordenador do Departamento de Saúde, Juvenal Chiochetti.

O ISF (Indicador Sintético Final) corresponde ao cálculo do desempenho municipal do conjunto dos sete indicadores de desempenho previsto, aferido a cada período de quatro meses, com repercussão financeira no quadrimestre subsequente. O repasse de transferências do Ministério da Saúde tem por base critérios como captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.

O “Previne Brasil”, é um programa nacional que visa aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária de Saúde, além de melhorar o vínculo entre população e equipe. Essa iniciativa faz parte de uma série de ações com a intenção em melhorar o acesso à saúde básica, recompensando os municípios conforme as ações e os resultados obtidos.

Os indicadores avaliados são a proporção de gestantes com seis ou mais consultas pré-natais até a 12ª semana; gestantes com exames para sífilis e HIV; gestantes com atendimento odontológico; mulheres com coleta de citopatológico na atenção primária; crianças de um ano vacinadas na APS contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B e poliomielite inativada; hipertensos com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e diabéticos com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Essa avaliação fica disponível na plataforma eSUS, que reúne dados de diversos indicadores para avaliar todos os municípios do país. A lista completa pode ser acessada através do link: https://esusfeedback.com.br/previne-brasil/lista.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login