Com caso em 2022, Iracemápolis reforça sobre febre maculosa
Com objetivo de intensificar o alerta para a febre maculosa na cidade, o Departamento de Vigilâncias em Saúde deu início a instalações de novas placas de sinalização para as áreas onde há grande risco de infestação do carrapato-estrela, transmissor da doença.
As placas estão sendo instaladas em 10 locais estratégicos, onde houve pesquisa acarológica e identificada a presença do carrapato-estrela no local. Em alguns pontos já existiam placas informativas, estas estão sendo trocadas devido ao desgaste das mesmas.
Atividades orientativas com distribuição de folders também está sendo realizadas em diversos pontos da cidade. O último registro da doença no município foi em setembro de 2022.
A orientação do setor é de que caso alguém passe por áreas de vegetação e de mato, é preciso ficar atento por cerca de 15 dias aos sintomas da doença, que são: febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar generalizado, náuseas, vômitos, olhos irritados, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo.
A febre maculosa é uma infecção grave e não existe vacina contra ela. O diagnóstico é difícil porque os sintomas se assemelham a outras doenças, por isso é fundamental o paciente informar ao profissional de saúde que esteve em área de risco para febre maculosa.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login