Vestibulinho das Etecs tem mais de 5,7 mil vagas na região
O Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) é a porta de entrada para quem deseja cursar o ensino profissionalizante, de forma gratuita, e conquistar mais chances no mercado de trabalho. As inscrições do processo seletivo para o segundo semestre de 2023 devem ser feitas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, até as 15 horas do dia 8 de maio. Nesta edição, são oferecidos cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo.
Os candidatos de Campinas e região contam com 5.767 vagas, distribuídas entres as seguintes cidades: Americana (200), Amparo (310), Araras (320), Atibaia (80), Bragança Paulista (120), Campinas (505), Campo Limpo Paulista (80), Casa Branca (160), Charqueada (70), Conchal (40), Cordeirópolis (35), Espírito Santo do Pinhal (120), Estiva Gerbi (80), Hortolândia (160), Itapira (120), Itatiba (200), Itupeva (40), Jundiaí (520), Leme (160), Limeira (80), Mococa (272), Mogi Guaçu (80), Mogi Mirim (200), Monte Mor (70), Morungaba (40), Nova Odessa (160), Piracicaba (265), Pirassununga (160), Rio Claro (240), Rio das Pedras (70), Santa Bárbara d'Oeste (280), Santa Cruz das Palmeiras (70), Santo Antônio de Posse (40), São José do Rio Pardo (80), São Pedro (80), Sumaré (40), Valinhos (60), Vargem Grande do Sul (120) e Várzea Paulista (40).
Novidade
O Centro Paula Souza (CPS) apresenta um novo curso técnico para a região, com aulas começando no segundo semestre: Viticultura e Enologia. Serão 40 vagas, à noite, na Etec Benedito Storani, de Jundiaí.
Com dois anos de duração, a habilitação terá enfoque em técnicas de produção de uva, como implantação de parreiral, espécies adaptadas à região, sistema de poda, colheita e processamento.
A Etec já produz sete espécies da fruta e conta com equipamentos de ponta, equiparados ao que existe de mais moderno nas fábricas do sul do País. Para a montagem do laboratório para o curso, o Governo do Estado investiu R$ 7,5 milhões na compra de gerador de água quente, sistema para resfriamento e controle de fermentação e estabilização de vinhos, bomba centrífuga, tanques de fermentação e monobloco de envase, entre outros.
As tecnologias darão suporte aos estudantes, para que aprendam na prática a produzir variedades de vinhos, espumantes e sucos.
Inscrições
O interessado em participar do Vestibulinho deve preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do candidato” e responder ao questionário socioeconômico. Também é necessário pagar a taxa de R$ 33 em qualquer agência bancária, via internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta disponível no site oficial do processo seletivo, com cartão de crédito, até o dia 8 de maio.
O preenchimento das informações é de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos. Outras informações sobre a documentação necessária e a disponibilidade de cursos e vagas de cada unidade podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis no site.
As Etecs disponibilizam computadores e acesso à internet aos candidatos interessados em fazer inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para saber datas e horários disponíveis para essa finalidade.
Inclusão social
O candidato com deficiência, que necessite de condições especiais para fazer a prova, deve indicá-las na ficha de inscrição eletrônica e encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, no link específico que se encontra na “Área do Candidato”, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 8 de maio.
O candidato transgênero que deseja ser tratado pelo nome social deve informar o nome social completo no ato da inscrição, no campo específico. Caso não forneça a informação nesse momento, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.
O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha estudado integralmente na rede pública, da quinta à oitava série ou do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Quem estiver nas duas situações recebe 13% de bônus.
Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login