Foto de capa da notícia

Cordeirópolis tem a Libras reconhecida como língua oficial

A Câmara de Cordeirópolis aprovou nesta semana a Lei nº 49/2022 que reconhece oficialmente a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no município de Cordeirópolis, de autoria do presidente da Câmara Municipal vereador José Antônio Rodrigues.

O presidente da Casa, entende que a Câmara Municipal como espaço de edificação de políticas que resguardam e valorizam o direito dos cidadãos Cordeiropolenses deve promover e assegurar a prerrogativa dos surdos de terem sua língua reconhecida e respeitada.

O dispositivo está em sintonia com a Lei Federal 10.436/2002, que reconhece a Libras como a forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

“Ressalta que o reconhecimento da Libras na cidade de Cordeirópolis garantirá a implementação de políticas voltadas ao direito linguístico e de acessibilidade dos surdos e surdocegos nas esferas da saúde, educação, cultura e lazer, dentre outras”, destacou o Legislativo em nota.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login