Foto de capa da notícia

Rio transborda e Capivari decreta estado de emergência

O Rio Capivari transbordou nesta quarta-feira (28) e a Prefeitura emitiu uma nota sobre o estado de emergência na cidade. Em última aferição realizada às 08h, o nível do rio marcou 2.40m, sendo que limite para transbordamento é 2m. A tendência é de que continue subindo. As comportas da Barragem Leopoldina foram abertas 100% em sua totalidade no dia 1º de dezembro, suavizando a chegada das águas e reduzindo, na medida do possível, o impacto gerado pelas cheias.
 
MOBILIDADE URBANA
 
Foram registrados 14 pontos de alagamento, sendo eles: rua João Moretti (Moreto), rua Padre Haroldo (Juventus), trecho da rua João Vaz com Antônio Pires (Centro), ponte da rua Piracicaba (Bosque dos Pinheiros), rua Miguel Assad com a rua 9 de julho (Nova Aparecida), rua Franklina de Almeida Barros (Rossi), rua Bruno Rocco (Jardim Santa Rita de Cássia), rua Guarani (Vila Balan), rua Caiapós (Vila Balan), rua Antônio Bocchio (São Marcos), rua Tiradentes (Centro), rua Hermínio José Panserini (Padovani), rua José Maschietto (Estação) e rua 31 de março (Nova Aparecida).
 
ASSISTÊNCIA
 
A Prefeitura está disponibilizando caminhões para mudança e abrigos, com toda assistência necessária, para que a população fique amparada da melhor forma possível, com acompanhamento de assistentes sociais, local para higiene e alimentação.
 
ABRIGADOS
 
Até este momento, 34 famílias estão desabrigadas, sendo 18 famílias, totalizando 62 pessoas na Escola Municipal “Aldo Silveira” e 16 famílias, totalizando 47 pessoas no Ginásio de Esportes “Ronaldão”.
 
SAAE
 
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto informa que devido ao aumento do nível do Rio Capivari, alguns equipamentos elétricos presentes nas unidades de abastecimento hídrico foram desativados por prevenção.
Diversos bairros do município poderão apresentar falta de água ao longo do dia. Devido à isso, a autarquia disponibilizará caminhões-pipa para amenizar os danos recorrentes às enchentes, até que a situação se normalize.
 
EMEI ROSA AMÁDIO BALAN
 
Trecho da EMEI Rosa Amádio Balan, do bairro Vila Balan, foi parcialmente interditado pela Defesa Civil devido a um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas. Sendo necessário ressaltar que o trecho não oferece riscos e que a EMEI está fechado devido às férias escolares. O local já estava em obras e com todo o material comprado, mas por conta das fortes chuvas, a Defesa Civil decidiu interditar para evitar acidentes e seguirá acompanhando.
 
ATENDIMENTO
 
Todas as pessoas que precisarem de ajuda, deverão entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou através do telefone (19) 3492-3186. A Guarda Civil atende pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login