Foto de capa da notícia

Artur Nogueira anuncia Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal

A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei (PL) do Poder Executivo Municipal que visa a criação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal no município. O novo setor estará ligado à Secretaria de Meio Ambiente, e visa instituir políticas de proteção, defesa e preservação dos animais da cidade. Agora, após aprovação dos vereadores, o PL seguirá para sanção do prefeito Lucas Sia (PSD).

De acordo com Sia, autor do projeto via Prefeitura, o departamento também vai atender as denúncias de maus-tratos praticados, acionando as autoridades policiais, caso seja necessário. “A criação do departamento vem ao encontro dos anseios da população - que se preocupa com as questões ambientais e, principalmente, com a causa animal”, frisou.

A estrutura organizacional do departamento será composta por Divisão de Coordenadoria de Bem-Estar Animal - Assessoria Técnica Veterinária - Auxiliar de Departamento. Além disso, devem ser adicionados os cargos de Diretor de Proteção e Bem-Estar Animal e coordenador de Proteção e Bem-Estar Animal.

Além do departamento, o Executivo também criará - após aprovação dos edis - o Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Cmpbea), que irá orientar, auxiliar e aconselhar a Secretaria do Meio Ambiente ou outros órgãos que se fizerem necessários, no que diz respeito às políticas públicas inerentes a proteção e defesa dos animais.

Vale frisar que, da mesma forma, o Executivo propôs e, novamente, recebeu o aval dos vereadores para criar o Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Fumbea), com a finalidade de captar e aplicar recursos visando o financiamento, investimento, expansão, implantação e aprimoramento das ações voltadas à proteção e bem-estar dos animais.

Recentemente, a Prefeitura inaugurou o Castramóvel.  No veículo itinerante são feitas consultas, aplicações de vacinas e castrações, sempre na presença de um médico veterinário e um auxiliar. O castramóvel segue à disposição da população de baixa renda, e que possua animais de estimação como cachorro ou gato. Além disso, ele atende animais em situação de abandono no município.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login