Paisagista lança livro bilíngue com temática em educação ambiental
Fagner Zanetti é paisagista há mais de dez anos. Em 2012 diversificou sua atividade e passou, também, a ensinar jardinagem e paisagismo. No final de 2017, lançou o livro, A Horta da Lelê, destinado ao público infantil, e foi a partir dessa publicação que Zanetti desenvolveu o projeto de oficinas de jardinagem para crianças e montou um espaço educativo em Americana.
No próximo final de semana, o paisagista lançará mais uma novidade. O livro “A horta da Lelê” acaba de ganhar uma nova edição. Além da inserção de mais uma personagem, a publicação da Editora Adonis também tornou-se bilíngue, com a tradução da história para o idioma espanhol ("La huerta de Leti"). Escrito por Fagner e ilustrado por Paulo R. Masserani, o livro será lançado em Adonópolis no próximo sábado (3), às 14 horas, e no domingo (4), às 10 horas.
A publicação integra um projeto homônimo de educação ambiental infantil levado a mais de 20 mil crianças do país. “A história apresenta vários tipos de flores e mostra como transformar o interior de uma garrafa pet em uma horta. O livro propõe trabalhar com as crianças o tema sustentabilidade, por meio da importância do cuidado com o planeta, da alimentação saudável e também da reciclagem”, explica Fagner.
A história é inspirada em um episódio que envolveu pai e filha. “A Letícia entregou para mim uma garrafa pet que encontrou no Jardim Botânico de Americana e perguntou o que poderíamos fazer com ela. Foi assim que surgiu a ideia de transformá-la em uma horta 100% orgânica”, revela o escritor.
O projeto também tem seu próprio espaço, onde além de aulas particulares, também oferece oficinas de jardinagem para adultos. “Entre as metodologias, é ensinado a reprodução de espécies, montagem de vasos, ferramentas para jardinagem, segurança no trabalho, escolhas de espécies, estilos de jardim, adubação, como combater as doenças das plantas e como calcular um jardim, entre outras”, disse.
Fagner aprendeu com o avô Armando a plantar árvores. Além de pai de Letícia (a Lelê), é casado com Luciane, a personagem inserida na publicação. “Temos a missão de envolver as crianças, de forma lúdica, com questões de preservação do meio ambiente, cultivo de hortas e alimentação saudável. Os pais sentem a diferença nos filhos, a preocupação com o meio ambiente, o lixo jogado na rua e também propagam seus conhecimentos aos amiguinhos da escola e a toda a família. É uma corrente de conscientização”, disse.
O lançamento acontece na Editora Adonis, conhecido como “Adonópolis” e fica localizado na Rua José Bonifácio, 174 – em Americana. Outras informações pelo site: www.adonopolis.com.br. O projeto também está nas redes sociais, pelo Instagram: @ ahortadalele/ e pelo Facebook: https://www.facebook.com/ahortadalele.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login