Foto de capa da notícia

Artur Nogueira inaugura unidade do Castramóvel

O Castramóvel - trailer adaptado para a realização de castrações em cães e gatos da população de rua e de famílias de baixa renda, foi inaugurado em Artur Nogueira. O veículo 0 km adaptado tem o objetivo de reduzir a população de animais de rua, que se reproduzem, aumentando o número de cães e gatos abandonados e sem lar.

O trailer foi viabilizado pelo deputado estadual Barros Munhoz (PSB), por meio de emenda parlamentar na importância de R$ 250 mil. Barros participou da cerimônia de inauguração e destacou a importância da conquista para os moradores nogueirenses. 

De acordo com o prefeito Lucas Sia, o castramóvel é a primeira unidade itinerante que irá oferecer serviços veterinários para cães e gatos dos quatro cantos da cidade, de forma totalmente gratuita. Sia destaca ainda que os vereadores Zé Pedro Paes, professor Adalberto e Zé da Elétrica também abraçaram a causa. E enfatizou que a primeira dama Simone Sia foi a principal defensora e intermediadora para que o castramóvel chegasse ao município.

O CASTRAMÓVEL

O veículo possui uma sala cirúrgica de assepsia, de tricotomia e uma pós-cirúrgica - todas climatizadas e devidamente adaptadas com mesas em inox. O veículo é equipado com cadeiras, armários, gabinetes lavatórios, exaustor, frigobar, autoclave, gaiola com capacidade para oito animais e um gerador.

De maneira segura e respeitando todas as normas e exigências do Conselho de Medicina Veterinária, no castramóvel serão feitas consultas, aplicações de vacinas e castrações, sempre na presença de um médico veterinário e um auxiliar.

A secretária de Saúde Ângela Pulz Delgado explica que a castração é uma maneira ética e eficaz de evitar o abandono de animais, além de prevenir diversas doenças. "Mais do que uma nova conquista para o município, este é um ato de amor da prefeitura de Artur Nogueira pelos animais através do nosso departamento de vigilância em zoonose”, frisou.

O castramóvel ficará à disposição da população de baixa renda, e que possua animais de estimação como cachorro ou gato. Além disso, ele atenderá animais em situação de abandono no município.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login