Foto de capa da notícia

Iracemápolis alcança cobertura vacinal de 100% contra a pólio

A Secretaria de Saúde de Iracemápolis divulgou, ontem, a taxa de cobertura de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). O município atingiu 100% das crianças vacinadas. A meta do Ministério da Saúde, é vacinar pelo menos 95% para esta vacina na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade.

O setor de Vigilâncias em Saúde informou que, para alcançar este resultado, as equipes utilizaram estratégias diferenciadas nas unidades de saúde com horário estendido e vacinação aos sábados. Foram também realizadas vacinação nas escolas, nos centros de educação infantil da rede pública e privada de nossa cidade.

“Seguimos imunizando com todas as vacinas que fazem parte do calendário vacinal. Pedimos para que os pais que ainda não levaram os filhos, procurem por uma de nossas unidades de saúde que estão atendendo das 8h às 16h, sem parada para horário de almoço”, destaca a coordenadora Vivian Graziela da Silva. “Vacinar é um ato de amor, proteja quem você ama”.

LIMEIRA

A Secretaria de Saúde segue com a campanha de vacinação. Além da busca ativa que é realizada nas escolas municipais e particulares de Limeira, o município mantém 17 unidades de vacinação disponíveis para vacinar as crianças de 0 a 4 anos.

Ontem a pasta informou que a cobertura da vacinação subiu para 55,5%. "Isso é resultado do trabalho de busca ativa que estamos fazendo nas escolas e da campanha de conscientização sobre a vacina", enfatiza a diretora de Vigilância em Saúde, Renata Martins.

A vacinação está disponível, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, nos seguintes locais: UBSs Abílio Pedro, Bairro do Tatu, Campo Belo, Cecap, Graminha, Aeroporto, Morro Azul, Nossa Senhora das Dores 1, Nossa Senhora das Dores 2, Nova Europa, Nova Limeira, Nova Suíça, Novo Horizonte, Planalto, Hipólito 1 e Vista Alegre, além da Vigilância Epidemiológica.

ARTUR NOGUEIRA

Segundo a Vigilância em Saúde, até a última quarta-feira (19), a cidade nogueirense havia imunizado 66,5% do público de 1 a 4 anos. A meta, no entanto, também é vacinar 95% das crianças. 

A campanha nacional contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado aos 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular) e incentivar a aplicação da dose de reforço, que acontece por meio da conhecida gotinha.

"A pólio pode causar paralisia irreversível e, em alguns casos, pode ser até fatal. Felizmente, a doença pode ser prevenida por meio da vacina. Por isso, o nosso apelo é que os pais e responsáveis vacinem nossas crianças e, dessa forma, as protejam”, enfatizou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Milena Sia Perin.

A vacinação contra a Paralisia Infantil acontece em oito salas de vacinas. São elas: Blumenau, São Vicente, Bom Jardim, Jardim do Lago, Sacilotto, Coração Criança, Teresinha Vicensotti e Espaço Mãe e Filho. Os pais e/ou responsáveis devem apresentar a carteirinha de vacinação no momento do recebimento da dose.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login