Foto de capa da notícia

Holambra celebra 31 anos de sua emancipação política

Em consequência da devastação causada pela Segunda Guerra Mundial, o governo neerlandês (ou holandês) estimulou a imigração de parte da população - especialmente para a Austrália, o Brasil, o Canadá e a França. O Brasil, no entanto, foi o único país a permitir a vinda de grandes grupos de católicos.

Com consentimento do governo Neerlandês, a Associação Neerlandesa dos Lavradores e Horticultores Católicos (Katholieke Nederlandse Boer en Tuinders Bond) enviou uma comissão para o Brasil para coordenar a imigração de holandeses e para fixar um acordo com o governo brasileiro.

Um grupo de aproximadamente quinhentos imigrantes, provenientes da província Brabante do Norte, imigraram para o Brasil e estabeleceram-se na Fazenda Ribeirão. Eles fundaram, em 14 de julho de 1948, a colônia Holambra I e a Cooperativa Agropecuária Holambra.

Com a vinda de um novo grupo de imigrantes holandeses em 1951, teve início o cultivo de flores com a produção de gladíolos - cultura expandida entre 1958 e 1965. Assim surgia a cidade de Holambra, no qual seu nome - junção das palavras Holanda, América e Brasil - foi dado em virtude da colônia que se firmou e prosperou na região.

Até os anos 80 Holambra era uma pequena comunidade sem grandes problemas a nível social. Resolvia-se tudo entre eles mesmo, com comissões de voluntários de todas as áreas, como por exemplo: comissão de igreja, outro de esporte, saúde, cultural e outros. Para os assuntos municipais, Holambra pertencia a Jaguariúna, más sua localização se dividia nos municípios de Artur Nogueira, Cosmópolis, Santo Antonio de Posse e Jaguariúna. Os impostos pagos pouco revertiam melhorias para Holambra.

Em 27 de outubro de 1991, 98% da população votou favoravelmente à emancipação da colônia, dando a Holambra a autonomia de município. Sete anos mais tarde, a Assembléia Legislativa de São Paulo concedeu à cidade o título de Estância Turística. Em abril de 1998, recebeu o título de Estância Turística.

 Com 14.500 mil habitantes (IBGE, 2018), Holambra se firma no cenário nacional e internacional como Cidade das Flores. Quem nos ajuda a contar essa história é a Câmara Municipal de Holambra e o Circuito das Águas, no qual o município faz parte.

Hoje, com destaque no índice de qualidade de vida e de segurança do país, o município é o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina, além de sediar anualmente a maior exposição de flores entre os países latino-americanos: a Expoflora.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login