Região vacina crianças contra pólio nas escolas
As Secretarias de Saúde de Artur Nogueira e Engenheiro Coelho vacinarão as crianças contra a poliomielite (paralisia infantil) nas escolas. A ação terá início a partir de amanhã e será possível mediante autorização dos pais e/ou responsáveis.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Artur Nogueira, Milena Sia Perin, a busca ativa por esse público se faz necessária devido à baixa adesão da campanha no município. A meta é vacinar pelo menos 90% das crianças com idade entre 1 a 5 anos. No entanto, Artur Nogueira conta uma cobertura vacinal aproximada de 40%.
"A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus de gravidade extremamente variável: o Poliovírus. Essa doença pode afetar tanto adultos quanto crianças, mas por ser mais contraída na infância, ficou conhecida como 'paralisia infantil’. Importante destacar que a vacina é o único meio de prevenção”, frisou.
Além das unidades educacionais, a imunização contra paralisia infantil seguirá nos postinhos até alcançar a meta. São eles: Blumenau, São Vicente, Bom Jardim, Jardim do Lago, Sacilotto, Coração Criança, Teresinha Vicensotti e Espaço Mãe e Filho, conforme horário de funcionamento de cada unidade.
No momento da aplicação da dose, os pais devem apresentar carteirinha de vacinação da criança. O documento é solicitado tanto nos postos de saúde quanto na entrada das creches. Amanhã, a campanha acontece nas escolas: Maria Piva Tagliari, Páscoa Valério Guidotti e São Francisco de Assis.
ENGENHEIRO COELHO
A Secretaria Municipal de Saúde de Engenheiro Coelho também inicia a partir de amanhã a vacinação de alunos, menores de 5 anos, contra poliomielite, influenza e todas as vacinas de rotina, nas escolas do município. Os pais dos alunos estão sendo avisados sobre a campanha de vacinação e precisam enviar a autorização e a carteirinha de vacinação para que o filho receba o imunizante.
O cronograma da saúde prevê a vacinação na segunda-feira (26), nas seguintes escolas: CEI Rosália Guidotti e CEI Maria Cardoso. Na terça-feira (27), será a vez da CEI Dirce Rosa, CEI Sebastião Olivério De Moraes CEI Pastor José Miranda, no período da manhã. A tarde, para fechar a campanha, as equipes de saúde estarão na EMEIEF Odécio Forner EMEIEF José Forner.
A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e realizada com sucesso desde 1980.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login