Foto de capa da notícia

Transporte de Artur Nogueira é destaque em estudo internacional

Artur Nogueira está entre o seleto grupo de cidades brasileiras que oferecem transporte público gratuito aos moradores. Tal fato, fez com que a cidade se tornasse modelo e objeto de estudo em uma Universidade da Bélgica. Desde o início de 2021, a população nogueirense conta com o ônibus catraca livre que circula de segunda à domingo em diversos pontos e bairros.

Das 5.570 cidades brasileiras, apenas 38 viabilizam o benefício - que não equivale a nem 1% do total. Os dados foram obtidos após levantamento divulgado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

“É uma alegria e sensação de ‘dever sendo cumprido’. Estar em um grupo tão seleto como esse reafirma o que muitos já têm percebido: Artur Nogueira está crescendo. E é um crescimento não só em porcentagem populacional, mas também em qualidade de vida. Estamos oferecendo ao morador nogueirense um lugar onde ele possa se sentir cada dia mais acolhido, respeitado e cuidado”, destacou o prefeito Lucas Sia.

Artur Nogueira foi pautada em uma dissertação de mestrado, desenvolvida por Marijke Vermander, na Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. A pesquisadora investigou a ocorrência da tarifa zero em municípios brasileiros e o que leva esses locais a adotarem essa política.

A secretária de Administração Glauci Barbosa destaca que o serviço tem beneficiado inúmeros trabalhadores, idosos e moradores de bairros distantes do centro da cidade. “Sabemos da importância dessa medida. Temos suprir as necessidades dos usuários e preparado a cidade para o futuro, com um devido Plano de Mobilidade”, pontuou.

Apelidado de “verdinho”, o ônibus tarifa zero atende milhares de pessoas semanalmente, o objetivo da medida é garantir aos nogueirenses maior mobilidade, facilitando o deslocamento principalmente de moradores de áreas mais afastadas. O horário de funcionamento das linhas do Catraca Livre é de segunda a sexta-feira de 5h30 às 19h45, e de sábado e domingo de 7h10 às 12h40. O trajeto leva em média 25 minutos.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login