Artur Nogueira apresenta Comissão da Agenda 2030
A Secretaria de Meio Ambiente, apresentou, ontem, os integrantes da Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030. A cerimônia aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, e contou com a presença de autoridades locais e regionais.
A Lei que adota a Agenda 2030 no município foi sancionada pelo prefeito Lucas Sia, que estabelece o compromisso da gestão em mobilizar e articular atores-chave de organizações públicas, privadas e da sociedade civil para ajudar o Brasil a alcançar os 17 objetivos e 169 metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030.
O chefe do Executivo Municipal destaca a execução de políticas públicas inovadoras e sustentáveis na cidade. “Parte dos objetivos já vem sendo trabalhados pela Prefeitura, tanto que temos selo verde em energia acessível e limpa. Com a criação da Comissão, tais objetivos sustentáveis serão ainda mais fortalecidos. Temos trabalhado para que Artur Nogueira seja referência em inclusão, desenvolvimento e sustentabilidade”, enfatizou Sia.
A secretária de Meio Ambiente, Tamiris Artuzi, explica que um dos desafios para a implementação da Agenda 2030 é traduzir os objetivos e metas para a realidade local dos municípios. Nesse sentido, a Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável contribui para o levantamento das necessidades locais, apresentando estratégias que visem o alcance dos 17 objetivos.
Dessa forma, dentre as atribuições da Comissão está a elaboração de plano de ação para implementação da Agenda 2030, propondo estratégias, instrumentos, ações e programas; bem como acompanhar e monitorar o desenvolvimento da Agenda e elaborar relatórios periódicos. O colegiado internaliza, difunde e dá transparência ao processo de implementação do projeto.
Em Artur Nogueira, compõem a Comissão representantes das secretarias de Meio Ambiente; Assistência e Desenvolvimento Social; Planejamento; Educação; Esportes; Agricultura; Segurança, Defesa Civil e Trânsito; Obras e Serviços; Saúde; Fundo Social de Solidariedade; Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean); além de vereadores; representantes do Conselho Municipal de Meio ambiente; e Comissão de Direitos Humanos da subseção da OAB/Artur Nogueira.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login