Enok Virgulino lança álbum com participações especiais
Destacando-se como um dos melhores sanfoneiros, reconhecido inclusive pelo saudoso Dominguinhos, Enok Virgulino, ex-integrante do Trio Virgulino, lança seu segundo álbum em carreira solo. Chico Cesar, Gilberto Gil, Tato Falamansa, Mariana Aydar, Mestrinho e Geraldo Azevedo são as outras vozes que compõem as canções do novo álbum e que fazem parte da história do cantor.
O disco "Enok Virgulino Convida" conta com 9 faixas e participações muito especiais de artistas reconhecidos em todo cenário musical, sobretudo no forró, música típica do Nordeste e que faz parte das raízes de Enok. Letras apaixonadas e apaixonantes, que chegam para somar e engrandecer ainda mais o cenário do forró no Brasil.
O álbum está sendo lançado aos poucos, com uma faixa de cada vez. Em abril, a música "Preciso do Seu Sorriso" foi a primeira a ficar disponível em todas as plataformas digitais. A história de Enok Virgulino está ligada à história do Trio Virgulino, que teve início em 1980 quando o sanfoneiro se juntou ao seu irmão Jaime e com o artista Adelmo, formando o conjunto.
À princípio eles não estavam confiantes de que um ritmo nordestino como o forró pé de serra seria tão disseminado e pudesse ganhar admiradores em uma cidade grande como Americana, em São Paulo, que é onde os pernambucanos estavam morando. Mas eles se surpreenderam, assim como o forró surpreendeu os paulistas.
Após uma participação na Rádio Clube de Americana, eles passaram a ser conhecidos em todo o interior do estado, iniciando uma carreira musical de sucesso e espalhando a alegria desse ritmo por toda parte. No fim de 1982, o integrante Jaime voltou para seu estado de origem, Pernambuco, e no lugar dele passou a integrar o trio, um amigo de infância de Enok, o Roberto.
O primeiro trabalho independente que eles gravaram foi em 1986, o "Beijo Moreno", que foi sucesso garantido. A partir daí, Enok Virgulino e os outros integrantes começaram a se desenvolver como um dos melhores grupos de forró na região.
FORRÓ UNIVERSITÁRIO
Um marco muito importante na história de Enok e seus companheiros foi o chamado "forró universitário", que nasceu por meio do trabalho que eles realizavam em universidades.
Foi no começo dos anos 90 que Enok Virgulino e os outros integrantes do trio começaram a receber convites para realizar apresentações em universidades, sendo o primeiro show, realizado na Unicamp, em Campinas/SP. A partir do sucesso gerado na ocasião, outras faculdades também começaram a convidá-los para apresentações e o público de universitários tornava-se mais fiel.
E foi por conta do encanto das pessoas por esses shows comandados por Enok Virgulino e seus parceiros, que bandas como Falamansa, Rastapé, Bicho de Pé e muitos outros grupos formados por universitários da época e apadrinhados por eles, começaram a surgir disseminando ainda mais o forró trazido pelos nordestinos de uma forma única e com muita paixão.
Foi nessa mesma época que o sucesso do forró cantado por eles se elevou à nível global: Enok Virgulino e os companheiros fizeram mais de 10 viagens para a Europa e para os Estado Unidos, com shows que levaram para os gringos, o que tem de melhor no nosso Brasil: um bom forró pé de serra!
CARREIRA SOLO
Em agosto de 2018, depois de quase 40 anos de Trio Virgulino, Enok decidiu seguir com sua carreira solo lançando o álbum "Forró Bom é Aqui". Desde então, o artista segue com apresentações, shows, lives e projetos novos para os fãs. Agora, o sanfoneiro está lançando o álbum "Enok Virgulino Convida", com artistas reconhecidos e que tiveram um papel importante na carreira do artista. As letras misturam emoção, alegria e muita paixão: paixão pela vida, pelas pessoas e, claro, pelo forró.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login