Foto de capa da notícia

Empreendedorismo: Starplast gera cerca de 300 empregos diretos

“Um capacete, uma vida”. Com este pensamento, a Starplast produz muito mais que equipamento de produção individual: entrega produtos desenvolvidos com a mais alta tecnologia e que permanecem em constante evolução com as novidades e pesquisas do mercado. Com duas plantas industriais, sendo a matriz em Iracemápolis, e a outra em Salvador (BA), geram empregos diretos a cerca de 300 pessoas.

Tudo começou com Rubens Coelho de Souza, no ano de 1965, com uma revenda de peças de ônibus e caminhões, na capital paulista e depois fundou a Stardiesel Fiberglass, que industrializava peças em fibras vidros. A Starplast nasceu em 1985 e, dois anos depois, passou a produzir capacetes com a marca Star. No início dos anos 90, a Starplast comprou a marca Peels e, com um acordo operacional com a italiana Bieffe, trouxe para o Brasil a tecnologia, moldes e componentes dos capacetes da marca para serem fabricados no país.

Foi então que, em 1999, Iracemápolis foi a escolhida para sediar a empresa. “Quando percebemos a necessidade de ampliar a fábrica, entendemos que o município atendia muito bem ao que mais buscávamos: localização ideal para a instalação da nova planta industrial, fornecimento de mão de obra e facilidade logística”, conta Oswaldo Coelho de Souza, diretor e sócio-proprietário. O trabalho manual é extremamente delicado, que é o momento de aplicação do grafismo de cada capacete e no processo da montagem, quando cada peça é colocada em seu lugar e deixa o produto pronto para o usuário. “O que muita gente não sabe é que nossa empresa, mesmo tendo produção automatizada, demanda de muita mão de obra. Hoje, nosso quadro é formado em sua grande maioria por mulheres. Na hora do almoço, fazemos questão de proporcionar um bom intervalo para que todos possam ir para suas casas, seja para fazer a refeição em família ou descansar um pouco. Iracemápolis nos permite este conforto”, completa.

Nos anos 2000, a Starplast lançou uma nova marca de capacetes no mercado: a Fly, que passou a ser produzida na planta de Salvador, fundada em 2005. Além da inovação e investimento em equipamentos robotizados e a capacidade de produzir mais de 3 mil capacetes por dia nas duas plantas, a excelência nos produtos foi marcante na história da empresa, que foi a primeira indústria brasileira do segmento a ter laboratório próprio de testes e experimentos, garantindo que os capacetes industrializados pela Starplast estejam em conformidade com as normas regulamentadoras da categoria. “Não há como vender um capacete sem garantir a qualidade dele! Nossos testes comprovam que nossos produtos são eficazes em proteger os motociclistas”, explica o diretor. Além dos produtos atenderem a todos os requisitos de segurança definidos pela legislação brasileira (INMETRO) e de vários outros países, a indústria buscou atestar a qualidade do seu processo produtivo e conquistou a certificação ISO 9001.

Com o espírito empreendedor, no ano de 2014 a Starplast realizou uma jointventure com a portuguesa Polisport, líder mundial em acessórios para o mundo ciclístico, e passou a produzir cadeirinhas de bebês para bicicletas na planta de Iracemápolis. “Temos o lema de que ‘cada capacete é uma vida’ e dedicamos o nosso melhor para garantir a qualidade dos nossos produtos. São anos e anos de pesquisa, aprimoramento e investimento no que há de mais novo em tecnologia, aerodinâmica, design, conforto e, principalmente, segurança, para entregar o mais completo capacete para os motociclistas. Estamos há 37 anos escrevendo nossa história e assim continuaremos, por muitos mais”, finaliza Oswaldo. 

BIEFFE

Completando 50 anos em 2022, a marca Bieffe pertence à Starplast para todos os países do mundo e, vivendo esta idade única, está confirmada em eventos nacionais do segmento duas rodas e realizará lançamentos e novidades exclusivas para marcar seu cinquentenário. A marca produz capacetes com designers únicos, seguindo estilo para todos os públicos. Também já vestiu diversos pilotos famosos, como o brasileiro heptacampeão do Rally dos Sertões, Jean Azevedo, e a equipe olímpica brasileira de Bobsled.

PEELS

Adquirida pela Starplast em 1992 a marca Peels passou a ganhar força e tem versões nos estilos jet, integral, escamoteável para os públicos feminino e masculino. Com grafismos que vertem a estilos joviais, com designs e cores diferenciadas, inovações e modelos que atendem aos usuários que buscam um capacete de qualidade, com beleza, sofisticação e que é acessível no mercado.

FLY

Já a marca Fly nasceu em uma sala de pesquisa, com a percepção de que havia espaço para o lançamento de uma nova marca. A Fly também foi a pioneira em lançar produtos exclusivos para mulheres.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login