Aniversário de Iracemápolis: prefeita fala sobre os atuais desafios
Iracemápolis celebra seus 131 anos de fundação na próxima terça-feira, dia 3. Uma data significativa para a cidade e para a população. Em entrevista para Gazeta, a prefeita enumerou as conquistas e apontou os desafios que o município tem enfrentado, principalmente a questão do abastecimento de água e da coleta de lixo. Nelita Michel é a primeira mulher a ocupar a cadeira do Executivo. “Espero que, a partir de mim, muitas outras mulheres construam suas histórias na política de minha cidade”, disse.
Iracemápolis completa 68 anos de emancipação política e 131 anos de fundação, quais os principais desafios encontrados na Administração Municipal?
No ano passado, sem dúvida, nosso principal desafio foi o agravamento da pandemia de covid-19. Hoje, nossa principal preocupação é em relação a crise hídrica que tem afetado não somente nosso município, como muitos outros devido à redução de chuvas. Em janeiro e fevereiro deste ano tivemos 63% a menos de chuva em Iracemápolis – em 2021 foi 46% a menos de chuva. Dados mostram ainda que, no ano todo, até março, choveu somente 67% do que seria esperado. Situações que temos enfrentado, dialogado com a população e, principalmente, não somente eu, como meu vice Chicão, e toda equipe, estamos debruçados em busca de soluções.
O abastecimento de água é a maior necessidade do município hoje?
Iracemápolis enfrenta esse desafio há pelo menos duas décadas. O abastecimento de água é um problema crônico, pois temos uma Estação de Tratamento de Água de 1958. A cidade cresceu, muitas coisas evoluíram e o abastecimento não acompanhou esse desenvolvimento. Portanto, esse setor é, sem dúvida, um grande desafio. Somada a isso, chegou a crise hídrica. Se antes, nosso desafio era o tratamento, hoje, também nos preocupamos se teremos a água para tratar. Mas como citei acima, não estamos de braços cruzados e são muitas as tratativas, estudos e busca por recursos e projetos. Anunciamos recentemente a limpeza de nossas nascentes com apoio do DAEE, solicitamos estudo para poços artesianos, desassoreamento de nossa represa e muitas outras ações. Nossa equipe da ETA atua 24 horas por dia e temos pedido apoio da população no uso consciente da água. Com fé em Deus e muito trabalho, iremos vencer esse desafio.
Houve mudanças ou remanejamento em relação às prioridades previstas no Plano de Governo?
Em nosso primeiro ano de gestão, tivemos o agravamento da pandemia que exigiu de nós ações rápidas e todos nossos esforços foram voltados para a saúde. E mesmo com essa situação, temos muito orgulho em dizer que conseguimos pagar as contas do município, estamos pagando nossos fornecedores em dia e tivemos destaque duas vezes entre as cidades com a gestão orçamentária em ordem, de acordo com o Tribunal de Contas. Entre os pontos que gosto de destacar de nosso Plano de Governo e que foram colocados em prática estão o pediatra no Pronto Socorro aos finais de semana e feriados, farmácia para retirada de medicamentos para aqueles que passarem pelo serviço de urgência e emergência também aos finais de semana e feriados, ampliação de atendimento para exames, incluindo exames laboratoriais em nosso PS, algo que não havia antes, sala de emergência equipada, informatização na saúde e tantas outras ações. No setor econômico, no ano passado, lançamos o REFIS, lei com incentivos fiscais para empresas, a regularização onerosa de construções, que criou oportunidades únicas para aqueles que possuem imóveis que não atendiam as regras de zoneamento urbano, e tantos outros. Conseguimos muitos avanços em temas como saúde, educação, desenvolvimento e muitos outros. Passo a passo, estamos seguindo nossos pontos listados no Plano de Governo.
Quais foram os principais projetos implementados e/ou melhorias realizadas na área da saúde durante a pandemia?
Acredito que a área da saúde está entre as que mais fortalecemos em toda nossa administração, pois entendemos saúde como fundamental. Em um momento da pandemia, quando não havia mais leitos na região e nos vimos sem ter como transferir nossos pacientes, nos organizamos e montamos novos leitos em nosso Pronto Socorro. Com rapidez, nossa equipe da Saúde providenciou meios de oferecermos mais conforto respiratório a essas pessoas que aguardavam vaga. Para aqueles que passaram pela internação, implantamos no Ambulatório Pós covid-19, com atendimento de nutricionista, fisioterapeuta, médicos, psicólogo, educadores físicos e outras especialidades. Nossa equipe percebeu que muitos saiam das internações com sequelas e temos orgulho em dizer que fomos uma referência nesse setor, visando a completa recuperação. Também quero destacar as ações de vacinação em que pudemos contar com drives-thrus, plantão com 12 horas de vacinação contínua e muitas outras ações. Agradeço demais nossos profissionais da saúde que foram verdadeiros guerreiros.
A questão da coleta de lixo também foi um grande desafio devido a rescisão do contrato com a empresa prestadora de serviços. Como está a situação atual na cidade?
Como é de conhecimento de muitos, fizemos um processo licitatório para contratação de nova empresa responsável pelo serviço de coleta de lixo. Todo processo foi totalmente transparente e seguimos a lei, que determina a contratação por menor preço. Somos obrigados a isso. No entanto, diante de constantes reclamações na prestação deste serviço, realizamos muitas notificações extrajudiciais e multa, que infelizmente, não resultaram em melhora. Desta forma, definimos pela rescisão do contrato com a empresa anterior, amparados pelo nosso setor jurídico. Atualmente, segue em trâmite nova contratação definitiva, também seguindo o que determina a lei e visando o bom atendimento de nossa população.
Que balanço o município pode fazer quanto às iniciativas na área da educação?
A Educação também ocupa um espaço especial em nosso governo e são muitos os esforços que temos feito. Recentemente, anunciamos a compra de aparelhos de ares-condicionados para as salas de aula de todas as escolas, também compramos novos brinquedos, jogos educativos e muitos livros e materiais didáticos. Estamos investindo muito nessa questão, pois sabemos que o futuro das próximas gerações depende de uma educação de qualidade. Também temos investido na formação de nossos educadores e há projetos, ainda, para reforma de escolas e ampliação de creches. Todos esses planos de melhorias já estão em fase de projetos que seguirão para a licitação desses serviços. Outro ponto é o avanço tecnológico com aquisição de novos sistemas. Também estamos equipando as escolas com novos bebedouros, geladeiras, microondas, a depender a necessidade de cada uma.
Na região, a cidade é uma das poucas a ser governada por uma prefeita. Existe um preconceito por ser uma mulher na política?
Tenho muito orgulho em dizer que, onde vou, sou sempre tratada com muito respeito e não sinto esse preconceito. Isso em minha cidade e também como vice-presidente do Conselho da Região Metropolitana de Piracicaba. Tenho tido um excelente diálogo com as lideranças políticas locais, da região e também de outras cidades e Estado. Sinto orgulho em ser a primeira mulher a ocupar a cadeira do Executivo de Iracemápolis e espero que, a partir de mim, muitas outras mulheres construam suas histórias na política de minha cidade.
É possível elencar as principais metas para 2022?
Sem dúvida alguma, a questão da água é nossa principal meta hoje. Como citei acima, estamos fazendo a lição de casa, ouvindo especialistas, buscando recursos e soluções e tenho muita fé que iremos resolver essa questão que há tantos anos preocupa nossa população. Mas também estamos avançando em muitas questões ligadas ao Desenvolvimento, geração de Emprego e Renda e muitas melhorias em obras para nossa Iracemápolis. Estamos trabalhando muito e sei que teremos muitas novidades para 2022.
Neste aniversário, a cidade também celebra o retorno das festividades. Gostaria de deixar uma mensagem a população de Iracemápolis?
É um sonho poder ver nossa Praça novamente cheia de famílias de nossa cidade. Nossa equipe do setor da Cultura preparou uma programação especial com objetivo de promover esses momentos de alegria e união. O que quero deixar como mensagem à população é algo que sempre falo: a importância da união e da fé. Estamos vivendo um momento que não depende de nós, que é a redução das chuvas. Precisamos nos unir, colaborar e pedir a Deus que sejamos abençoados com chuva. Esse, com certeza, será o melhor presente. No que compete à mim, a meu vice Chicão e toda equipe, podem ter certeza que estamos fazendo todo nosso melhor pela nossa cidade. Estamos trabalhando por uma Iracemápolis melhor a cada dia. Obrigada a todos que estão conosco nessa luta. Parabéns, Iracemápolis!
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login