Foto de capa da notícia

Reencontros marcam retorno de estudantes à Unicamp

A Unicamp celebra o início das atividades acadêmicas de 2022 e o retorno presencial de cerca de 20 mil alunos de graduação e 17 mil de pós-graduação. Na segunda-feira, os estudantes foram recebidos com atividades de apresentação da estrutura e serviços da Universidade e de discussão de temas da vida universitária.

Com o mote "Autonomia em defesa da ciência, ciência em defesa da vida", a Calourada 2022 segue durante todo o mês de março com ações promovidas pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e pelas faculdades e institutos.

Os pró-reitores reforçaram que o retorno das atividades presenciais foi possível graças ao esforço de diversos profissionais e que os estudantes devem contribuir com o processo. "O retorno foi pensado com muito carinho. Nosso objetivo é fazer isso com segurança, para recuperarmos o convívio com professores e funcionários e também com a sociedade que faz parte de nosso dia-a-dia", ressaltou Ivan Toro. 

Um dos desafios da Calourada 2022 é recepcionar não apenas os ingressantes deste ano, mas também a turma de 2021, que passou o primeiro ano da graduação no formato remoto, e a turma de 2020, que foi surpreendida pela Covid-19 quando ainda estava se habituando aos campi. Por isso, o dia não foi apenas de descobertas de uma nova fase da vida, mas também de reencontros com quem se conhecia apenas pelas plataformas de ensino remoto. 

É o caso das estudantes Marina Mantovani e Juliana Hou Chang, ingressantes de 2021 do curso de Engenharia Civil. "A Juliana foi a pessoa de quem eu mais me aproximei, mas quero fazer novas amizades. Estar presencialmente é um sonho que, infelizmente, a pandemia atrasou, mas agora estamos aqui", comemorou Marina.

Para as estudantes, a presença nos campi traz novas oportunidades. "As atividades online são bem diferentes do presencial, não é todo mundo que se dispõe a interagir e se conhecer. Você só conhece as pessoas com quem faz os trabalhos e atividades", comentou Juliana. 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login