GWM investe R$10 bilhões em fábrica e cria 2 mil empregos na região
A empresa automotiva chinesa, Great Wall Motors (GWM) investirá mais de R$ 10 bilhões na fabricação de uma nova linha de produtos que terá somente SUVs e picapes híbridos e elétricos. A unidade de Iracemápolis será a quarta base de produção da GWM no mundo, a primeira da América Latina e também um centro de exportação para todo o continente americano. A fábrica começa a funcionar a partir de segunda-feira (31) e passará por uma modernização inicial até o final de 2022, que incluirá processos digitais na produção e linha de montagem inteligente.
Serão dois ciclos de investimento na sua fábrica em Iracemápolis: cerca de R$ 4 bilhões de 2022 a 2025 e R$ 6 bilhões entre 2026 e 2032, com geração de 2.000 empregos diretos até 2025 e as contratações serão gradativas. A unidade (antiga Mercedes-Benz) será totalmente modernizada, com sistema de produção inteligente e capacidade de produção instalada de 100 mil veículos por ano, com expectativa de faturamento anual de R$ 30 bilhões em 2025.
“O mercado brasileiro não é apenas o líder na América Latina, mas também um dos dez maiores mercados onde a GWM inicia a produção local fora da China. O Brasil é definitivamente nosso pilar estratégico para fazer acontecer a nossa meta para 2025”, afirma Koma Li, Chief Operating Officer (COO) da GWM Brasil.
Até 2025, no primeiro ciclo de investimento, serão lançados 10 modelos, com previsão de chegada do primeiro veículo no quarto trimestre deste ano, como importado, enquanto o primeiro veículo produzido no Brasil será lançado no segundo semestre de 2023. O lançamento no mercado brasileiro contará apenas com a próxima geração de modelos globais, que ainda não foi apresentada em nenhum mercado do mundo e já está sendo desenvolvida levando em consideração as exigências da realidade dos consumidores brasileiros.
Todos os modelos produzidos no Brasil terão recursos de conectividade e sistemas semiautônomos de segurança Nível 2 de série, além de permitir o uso do comando por voz para controlar as funções do veículo, como fechar vidros ou abrir o teto solar. Os veículos da GWM no Brasil também estarão prontos para suportar o recurso de conectividade 5G. Também haverá um plano para produzir peças localmente. A GWM Brasil também tem como meta o suporte à criação de uma rede de eletropostos com parcerias locais ou operação direta nos principais centros urbanos até 2025.
“A GWM nasce como líder na produção de veículos inteligentes de nova energia. A marca oferece a experiência de dirigir um carro elétrico com a tranquilidade de ter o suporte de um motor a combustão para longas distâncias. Isso gera a potência e o
torque inigualáveis do carro elétrico e um baixíssimo consumo por conta do apoio da bateria”, explica Oswaldo Ramos, Chief Commercial Officer (CCO) da GWM Brasil.
LIMEIRA
A geração de empregos na região também anima o setor limeirense que deverá lançar no comércio mais de R$ 6 milhões em forma de salários e serviços locais. Também é esperado um aumento do movimento indireto que esse valor deve gerar. "2022 começou bem com esse notícia, estou otimista", declarou um comerciante que preferiu não se identificar.Outro destaque é a capacitação da mão de obra, que acaba influenciando positivamente toda a região.
Veículos serão produzidos a partir de plataformas inteligentes
A GWM desenvolveu o primeiro sistema de veículo híbrido do mundo que conta com a tecnologia de atualização Over The Air (OTA), que trará atualizações de software e firmware pelo ar para o carro, não só para o multimídia, mas para todo o sistema do veículo, como módulos dos motores e hardware de direção semiautônoma.
Outra novidade tecnológica é que a multinacional já está iniciando parcerias para estudos de uso de etanol como fonte de geração de hidrogênio para veículos com célula de combustível. "A GWM é a primeira empresa na China que forma parte da Comissão Internacional do Hidrogênio e tem vários projetos de pesquisa para as diferentes aplicações desse gás como elemento de propulsão. Pretendemos utilizar a unidade no Brasil como base de conhecimento na realização de acordos com Universidades e Centros Tecnológicos Brasileiros visando desenvolver pesquisa que, por exemplo, inclua o uso do etanol como fonte de hidrogênio”, comenta Pedro Bentancourt, Chief Relations Officer (CRO) da GWM Brasil.
A fábrica vai contar com três marcas, uma para cada linha de produtos. A Haval vai comercializar apenas SUVs on-road inteligentes, a Tank contará com SUVs off-road de luxo e a Poer terá picapes inteligentes. Em um segundo momento, virá a linha Ora, uma marca premium exclusivamente movida a bateria. Ela será a primeira marca pura 100% de carros elétricos no Brasil.
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