Chuvas em Iracemápolis ficaram 46% abaixo da média em 2021
Dados compilados pelo departamento de Planejamento da Prefeitura de Iracemápolis mostram que, em 2021, o volume de chuvas ficou 46% abaixo da média em relação a outros períodos. Com a crise hídrica, o município adotou medidas como rodízio de abastecimento e fiscalização de desperdícios.
O diretor de Planejamento, Leandro Neves Zacharias, explica que ao longo de todo o ano de 2021, houve somente 54% de precipitação anual quando comparada à média entre 2017 e 2021 para o mesmo local. Na série histórica (1977-2006), a média anual é de 1400mm. Ademais, segundo relatório do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a tendência é de continuar com precipitações baixas e irregulares até abril de 2022.
O racionamento segue até que a Represa Iracema retorne a maiores níveis de armazenamento, visando preservar o volume armazenado nos outros dois reservatórios: a Represa Municipal e a Represa Boa Vista.
O diretor aponta ainda a necessidade de cautela no uso da água devido à possibilidade de chuvas abaixo do esperado para os próximos meses, sobretudo o período de estiagem. O objetivo é atingir bons níveis nos três reservatórios para que não haja necessidade de racionamento em outros períodos.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login