Foto de capa da notícia

Professor lança seu primeiro livro infantil: Histórias de Montar

Partindo de um desejo de falar sobre as transições da vida escolar, por meio do cotidiano, além de acalentar um desejo de escrever para crianças, o professor e produtor cultural, João Marcelo Hansser, vai apresentar neste final de semana seu primeiro livro infantil. Intitulado como “Histórias de Montar”, o lançamento acontece na região em evento na cidade de Santa Bárbara d’Oeste.

“Como professor observei por alguns anos a dificuldade das crianças em lidar com as transições da vida. Mudar de ciclo escolar, a rotina, inserir novas informações e também novas responsabilidades se tornam tarefas hercúleas quando a criança não se reconhece na transição. Esse livro é o começo de uma história sobre as transições que ocorrem na vida de uma pequena criança”, conta João Marcelo Hansser.

Hansser é natural de Americana e reside em Santa Bárbara d’Oeste. Formado em Letras - Português e Inglês pela FAM e Produção Cultural pelo Lume Teatro, o professor e produtor desenvolve a área artística em projetos culturais e pedagógicos. Ele também é fundador do Coletivo Casa Dois João.

O escritor enfatiza que a produção busca trazer como mensagem o autocuidado. “Quem planta um vaso, planta a si mesmo. Essa frase me levou a refletir sobre como cuidamos de nós mesmos e das nossas relações. Uma planta é um ser vivo que precisa de cuidados diários para viver, assim como nós seres humanos. Para as crianças cuidar de algo simples como uma planta é um universo cheio de possibilidades”, ressaltou.

Com ilustrações de Gabriela Pyles, o livro traz a história de Miguel, um garoto de cinco anos, que quebra um vaso e toda a história se inicia. Por meio de questionamentos, descobertas e aprendizados, o garoto vai aos poucos percebendo a importância de coisas simples (e essenciais), como cuidar de uma planta, se organizar, buscar conhecimentos na escola, lidar com sentimentos e muito mais.

Hansser lembra ainda que o livro traz uma experiência pessoal. “A família sempre me encorajou a encarar os medos e mudanças. Em certo momento, minha tia me ensinou a cuidar das minhas plantas com muito carinho, isso fez grande sentido, quando passei a fazer desse cuidado, um cuidado pessoal”.

O lançamento ocorrerá hoje às 10h, na Estação Cultural da Fundação Romi. O evento é aberto ao público e o livro será distribuído gratuitamente. O público poderá prestigiar a contação de histórias por Jotapê Antunes, além de uma oficina criativa de plantio.

Todo o projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login