Foto de capa da notícia

Artur Nogueira é representada em livro de culinária e história da região

Artur Nogueira foi representada em programa cultural do Estado que relembra as raízes culturais do município. A programação contou com o lançamento do livro “Comidas de nossa gente", da editora Adonis e engloba o Programa de Ação Cultural 2021, realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O evento aconteceu, na última terça-feira, em Americana.

Representando o município nogueirense, esteve presente Juan Jimenez, morador descendente de espanhóis que vieram da cidade de San San Aznalfarache, sul da Espanha. O livro conta que, em suas idas à Espanha, ele sempre aprende novas receitas e as adapta para a culinária brasileira. Na literatura, um de seus pratos compartilhados foi o ‘Puchero’, comida típica de inverno. Além dele, também estiveram prestigiando o momento a secretária de Educação Debora Sacilotto e o secretário de Cultura Renato Carlini.

Carlini salienta que o município possui uma culinária muito vasta graças aos imigrantes e seus valores culturais trazidos de longe. “A cultura de um município tem suas raízes advindas de pessoas que vieram de lugares diversos, e isso reflete na nossa culinária local. Estamos felizes em poder relembrarmos da nossa rica culinária e de termos histórias como a do Juan registradas em nossos livros”, destacou.

Durante a ação, a Prefeitura recebeu 10 exemplares do livro que serão doados para a Biblioteca Municipal onde todos poderão ter acesso ao conteúdo histórico e gastronômico abordados. O livro é um memorial da culinária e conta histórias de pessoas que migraram para a Região Metropolitana de Campinas (RMC). Sua leitura reforça o que há de melhor na culinária de cada município da região e está disponível para download gratuito no link: https://www.editoraadonis.com.br/livros/318/comidas-de-nossa-gente.

OUTRAS CIDADES

Além de Artur Nogueira, representada por espanhóis, outras nove cidades também fizeram parte da cerimônia, como Campinas, representada pelos portugueses; Nova Odessa, por meio dos letos; Holambra, dos holandeses; Hortolândia, pelos afrodescendentes; Valinhos, dos japoneses; Vinhedo, pelos italianos; Americana, alemães; Jaguariúna, representada pelos libaneses e em Engenheiro Coelho, pelos belgas.

PROJETO

Realizado com pessoas interessadas por trabalhos na área da memória, o projeto foi organizado pela escritora e ex-pesquisadora da área de memória da Unicamp, Margareth Brandini Park.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login