
Vereadores juniores apresentam proposituras e elegem mesa diretora em sessão ordinária
Nesta sexta-feira, 15 de agosto, os vereadores juniores ocuparam as cadeiras no Plenário Vereador Vitório Bortolan para a primeira sessão do mandato. Os jovens parlamentares apresentaram proposituras e elegeram a mesa diretora. O evento foi transmitido ao vivo pelos canais de comunicação do Legislativo no Youtube, Facebook e site. A íntegra dos discursos está disponível neste link.
O evento contou com a participação de vereadores padrinhos na abertura: João Bano (Solidariedade), Helder do Táxi (PSD), Costa Júnior (Podemos), Waguinho de Santa Luzia (PP) e Zé da Farmácia (Solidariedade). Eles deram as boas-vindas aos juniores, além de discursarem no início da sessão. Também marcaram presença Guilherme Guido (PL), Lu Bogo (PL), Elias Barbosa (PRTB) e Carlinhos do Grotta (PL).
Eleição
Para o cargo de presidente foi eleito Felipe Matheus da Silva Firmino, tendo como madrinha a vereadora Lu Bogo (PL). Para vice-presidente foi escolhido Arthur Roberto Beck, apadrinhado por Guilherme Guido (PL). O cargo de primeiro secretário ficou com Pietro de Souza Gonçalves Rodrigues, apadrinhado por Carlinhos do Grotta (PL), enquanto Pietro Roberto Cogui, apadrinhado por Dr. Marcelo Rossi (MDB), assumiu a função de segundo secretário. Já a corregedoria ficou sob responsabilidade de Tiago Marcos Antiqueira como primeiro corregedor, apadrinhado por Felipe Penedo (PL), e Heloiza Manias Claudino como segunda corregedora, apadrinhada por Costa Júnior (Podemos).
Confira os demais vereadores juniores e seus respectivos padrinhos no link.
Moções
Durante a sessão ordinária, os vereadores juniores votaram e aprovaram duas moções: pela trajetória profissional do jornalista Edimar Ferreira, autoria de Pietro Roberto Cogui, e de pesar pelo falecimento do cantor Arlindo Cruz, autoria de Isabella da Silva Aguiar.
A segunda sessão do parlamento jovem será aberta ao público, realizada no dia 3 de outubro às 14h no Plenário Vereador Vitório Bortolan.
Projeto
A Câmara de Vereadores Juniores foi criada por meio da Resolução Nº 843/2023, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a criação do projeto "Parlamento Jovem".
Fazem parte da Câmara de Vereadores Juniores 21 alunos eleitos representantes das escolas públicas e particulares de Limeira, de 12 a 16 anos, com mandato de um ano. Eles serão auxiliados por um vereador padrinho, que supervisionará seus trabalhos e será responsável por submeter suas proposituras para tramitar oficialmente no Legislativo.
As sessões ordinárias dos vereadores juniores acontecem bimestralmente e seguem os mesmos ritos das sessões realizadas pelos parlamentares do Legislativo. Nessas sessões, os juniores podem apresentar propostas que visem a melhoria da qualidade de vida da sociedade limeirense, relativas à educação, saúde, cultura, esporte, lazer e meio ambiente, por exemplo. As matérias apresentadas pelos juniores nas sessões são lidas, discutidas e votadas.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login