CPI ouve representante de agência que presta serviços à Prefeitura
Para buscar esclarecimentos, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga supostos excessos relacionados à distribuição de recursos públicos pela Prefeitura para veículos de comunicação ouviu, na reunião desta terça-feira, 22 de outubro, Emilio Alonso, representante da empresa Área Comunicação Propaganda e Marketing, responsável pelos contratos de publicidade do Executivo limeirense.
De acordo com o empresário, a empresa presta serviços à Prefeitura desde 2014, com renovação contratual em 2017. Questionado sobre a forma de repasse de verbas publicitárias para os meios de comunicação da cidade, o representante disse que são usados critérios técnicos. “Recebemos um briefing, fazemos o plano de mídia, apresentamos à Prefeitura, que aprova ou propõe alterações. A distribuição é feita com base na audiência dos veículos de comunicação e são critérios puramente técnicos”, justificou.
Quanto à porcentagem recebida pela empresa sobre as propagandas veiculadas nas mídias locais, Alonso explicou que existe uma lei de 1965 (Lei Nº 4680/1965) que regulamenta o trabalho das agências de publicidade, estabelecendo o pagamento de comissão, e, conforme o edital de Limeira, foi estabelecido que a participação da Área Comunicação seria de 18% sobre o valor da veiculação.
Em relação ao pagamento a pessoas físicas para divulgação de propaganda em grupos de Whatsapp, o representante informou que no edital consta que novas formas tecnológicas de comunicação também estão contempladas no contrato e que o aplicativo é considerado uma nova tecnologia.
AGENDA
Com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos da CPI,
o colegiado agendou uma nova reunião para o dia 12 de novembro, a partir das
14h30. Os trabalhos serão transmitidos ao vivo pelos canais de comunicação da
Câmara no Youtube, Facebook e site.
A Comissão foi constituída em agosto, com prazo de 90
dias para funcionamento. As apurações foram iniciadas na Comissão Permanente de
Orçamento, Finanças, Contabilidade e Administração Pública da Câmara Municipal
de Limeira, a partir de requerimento de cópias das notas fiscais emitidas para
a agência de publicidade contratada, no período de 2019 a meados de 2023.
Os gastos foram de aproximadamente R$ 15 milhões,
conforme levantado pelo colegiado. À época, os vereadores convidaram a Empresa
Área Comunicação Propaganda e Marketing Ltda para prestar esclarecimentos; ela
não compareceu e não justificou a ausência. A instauração da Comissão
Parlamentar de Inquérito tem como finalidade a apuração de supostas irregularidades
no repasse de verbas públicas aos veículos de comunicação da cidade e região
(televisão, rádio, blogs, jornais escritos, redes sociais e serviços gráficos)
desde 2017; responsabilidade dos envolvidos, em consonância a legislação, que
consubstancia irregularidade administrativa no âmbito do Poder Executivo,
referente ao repasse de verba pública a meios de comunicação, por meio de
agência de comunicação, propaganda e marketing, contratada pelo Poder Público.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login