Foto de capa da notícia

Limeira inicia mutirão inédito para zerar fila por aparelho auditivo

Mais de 500 pessoas que aguardam por aparelhos auditivos em Limeira começaram a ser chamadas para atendimento. A iniciativa é viabilizada por meio de uma emenda impositiva de R$ 892 mil do vereador Dr. Marcelo Rossi ao orçamento municipal e teve início na terça-feira (20), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa, em parceria com a Prefeitura. 

Os primeiros pacientes que já passaram pela triagem deverão receber em 20 de fevereiro os 100 primeiros aparelhos. O cronograma continua, por meio de agendamento feito diretamente com os pacientes da fila, a maioria idosos. Aos 83 anos, Teresa Moreira, aos 83 anos, foi atendida no primeiro dia. “Estou muito feliz”, resumiu. Depois de passar mais de um ano na fila, Maria José do Nascimento, aos 73 anos, também foi contemplada.  A expectativa é 50 agendamentos mensais. 

“Zerar essa demanda é fundamental também para a prevenção de outros problemas de saúde”. O vereador se referiu, por exemplo, ao isolamento social e às perdas cognitivas decorrentes da redução parcial ou total da audição. “Isso implica em risco de depressão e contribui para a progressão mais rápida da Doença de Alzheimer”, acrescenta. Crianças e adolescentes também serão beneficiados. “Na infância e na adolescência, entre inúmeros prejuízos, a falta do aparelho auditivo acarreta graves prejuízos no desenvolvimento, na alfabetização e na socialização”, completou o vereador. 

Participaram também da abertura do mutirão a primeira dama Luciana Félix, representando o prefeito Murilo Félix; o secretário interino de Saúde, Alexandre Ferrari; o provedor da Santa Casa de Limeira, Wilson Rocha; acompanhado do vice-provedor José Mario Bozza Gazzetta. 

“Eu batalho por isso desde o meu primeiro mandato, em 2018, quando as pessoas esperavam quatro anos na fila. Teve idoso que morreu antes de receber o aparelho. Hoje, portanto, estamos unindo forças para corrigir uma injustiça histórica e trabalhando intensamente para que a fila não volte”, declarou Dr. Marcelo.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login