Governo de SP discute concessão hídrica que beneficia Limeira e região
Limeira, situada na região da Bacia do Rio Piracicaba está entre os municípios diretamente impactados pelo projeto de concessão de drenagem e segurança hídrica que será debatido em audiências públicas promovidas pelo Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa prevê investimentos aproximadamente de R$ 25 bilhões para ampliar a oferta de água e reduzir riscos de enchentes em 21 cidades abastecidas pela bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), realizará duas audiências públicas para apresentar e discutir o projeto de concessão de Drenagem e Segurança Hídrica: Barragens, integrante de um pacote estadual com investimentos bilionários destinado a segurança hídrica, à adaptação às mudanças climáticas e ao enfrentamento de enchentes. O comunicado foi publicado no Diário Oficial do Estado dia 16 de janeiro.
A primeira audiência será presencial, no dia 29 de janeiro, às 14h, na sede da Prefeitura de Campinas. A segunda ocorrerá em formato virtual, no dia 2 de fevereiro, às 10h, com participação remota. Os interessados devem realizar inscrição prévia por meio de formulário disponível no site da SPI até 28 de janeiro para a audiência presencial e até 30 de janeiro para a virtual.
O projeto prioriza a ampliação do sistema de captação e distribuição de água da Bacia PCJ, por meio do Sistema Adutor Regional (SAR-PCJ). A proposta inclui a operação e a manutenção das barragens de Pedreira e Duas Pontes, além da Unidade de Tratamento de Rio (UTR) Camanducaia. O investimento estimado ao longo dos 30 anos de concessão é de R$ 1,9 bilhão, destinado a obras, sistemas e infraestrutura voltados ao fortalecimento da resiliência hídrica regional.
A área de abrangência contempla 21 municípios, beneficiados direta ou indiretamente pelas intervenções: Americana, Amparo, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Campinas, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Itatiba, Jaguariúna, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Entre os principais benefícios previstos estão a regularização das vazões dos rios Camanducaia e Jaguari, assim como das barragens de Pedreira e Duas Pontes, com ganho estimado de até 17 mil litros de água por segundo. O projeto também assegura a preservação da qualidade da água dos mananciais e maior estabilidade no abastecimento de áreas urbanas, rurais e industriais, diante do crescimento populacional e dos efeitos das mudanças climáticas.
A consulta pública segue aberta até 10 de fevereiro, período destinado ao envio de sugestões para o aprimoramento da proposta antes da publicação do edital de concessão. As contribuições devem ser encaminhadas por escrito para o e-mail segurancahidricasarpcj@cpp.sp.gov.br, com uso do formulário disponível na página do projeto no site da SPI.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login